Loja de material de limpeza: como montar? Vale a pena? Dá lucro?

A loja de material de limpeza é uma forma muito interessante para empreender e conseguir resultados lucrativos. Isso porque em toda a residência é necessário produtos de limpeza para manter o local limpo, cheiroso e organizado.

E se os produtos forem artesanais, ainda existe um terceiro fator que deve ser colocado na balança, será muito agradável todo o processo de criação, já que tudo estará sendo criado com suas mãos e com todo o conhecimento obtido naquele ramo.

Se está querendo abrir uma loja de material de limpeza e não sabe por onde começar? Vamos te ajudar! Separamos um guia completo para você tirar todas as suas dúvidas. Veja a seguir.

Leia aqui: Como montar um atelier de costura?

O que deve ser considerado na hora de montar uma loja de material de limpeza?

Para montar uma loja de material de limpeza de sucesso é importante se atentar aos detalhes, principalmente em relação aos fornecedores. Por isso, separamos algumas dicas a seguir!

Loja de material de limpeza

Empreenda com uma loja de material de limpeza

Qualidade dos produtos

Independente se for uma fabricação própria ou revenda, a qualidade dos produtos fará a diferença para o consumidor. Por isso, é tão importante que você esteja atento a qualidade dos produtos, jamais abra mão dela, para ter um custo menor, pois isso pode te custar muito mais no futuro.

O mercado está cada vez mais exigente, e se deseja que sua loja seja um sucesso, pense que seu cliente precisa ser conquistado, e não apenas da primeira vez, mas em todas as compras!

Definição do valor para venda do produto

A definição do valor para venda de cada produto influencia diretamente no lucro final. O ideal é que o preço da venda seja multiplicado por 3 do custo dos materiais ou dos produtos.

Veja o exemplo: para fabricação de sabonete líquido, você gasta R$0,50 para fabricar um litro, logo, o ideal é que cada litro do sabonete seja vendido, por pelo menos R$1,50. Mas, no mínimo, o preço dele precisa ser de R$1,00.

Veja mais ideias de negócios simples para abrir.

Padronização dos produtos

Um dos princípios do marketing de produtos é garantir uma boa apresentação do seu produto para o seu cliente, independente do meio que será feita a apresentação. Por isso, invista em embalagens padronizadas, se for produtos artesanais.

Se for atuar com revenda de produtos, mas em ambiente online, busque por formas mais atrativas de envio, garantindo a qualidade na entrega e a aproximação com o cliente.

Quais são os passos para montar uma loja de material de limpeza?

Está em dúvida de como começar a montagem da sua loja de material de limpeza? Tenho certeza de que sim, e por isso separei algumas dicas para ajudar a nortear esse momento.

Escolha a localização

A localização é um ponto muito importante e estratégico para o seu negócio, como estamos em um momento de pandemia no Brasil, o e-commerce pode ser a forma mais indicada! No entanto, ainda é possível investir em lojas físicas, caso seu produto se encaixe melhor nesse modelo.

Você precisa entender se ele se encaixa melhor no modelo bairrista ou nos grandes centros comerciais! O público de cada um dos modelos é diferente, porém amplo. Sendo que o custo para um espaço em um centro comercial é muito mais alto do que em um bairro. E são esses os pontos que você precisa levar em consideração!

Análise de concorrência

Este é nicho de mercado que tem como concorrentes os supermercados e grandes redes, e por isso é importante analisar a concorrência no momento que decidir qual é o modelo de localização para o seu negócio.

Até mesmo no ambiente online, é importante estudar sua concorrência, para entender qual a melhor estratégia de marketing para se diferenciar dos demais!

Loja de material de limpeza

Começando um novo negócio com produtos de limpeza

Por ser uma nova loja, evite a concorrência direta, escolha um ponto físico que não tenha outra loja de produtos de limpeza do mesmo local, ou na mesma rua ou no mesmo bairro, por exemplo. E que tenha boa movimentação de pessoas!

Investimento inicial

Os investimentos iniciais para a montagem de uma loja de produtos de limpeza para revenda, giram em torno de R$50 mil, onde os valores incluem:

• Compra de produtos;
  • Estrutura física;
  • Serviços mensais para 2 meses (água, luz, telefone, funcionários);
  • Documentação.

Para investimento em um e-commerce, os custos são diferentes, mas giram em torno de R$ 20 mil, incluindo:

• Desenvolvimento do e-commerce;
  • Hospedagem;
  • Servidor;
  • Investimento em marketing digital;
  • Fotografia;
  • Compra de produtos.

Para os dois modelos, se for uma produção artesanal, deve ser considerado os custos para produção dos produtos que serão comercializados. Em média, os custos com a compra de produtos para revenda, giram em torno de 25% do investimento inicial.