Como saber se o nome da empresa já existe?

Como saber se o nome da empresa já existe

Ao montar um novo negócio, um dos principais pontos de maior dúvida para a maioria das pessoas é saber se o nome da empresa já existe.

Isso porque, isso vai te ajudar a economizar bastante tempo e dinheiro ao investir em uma identidade visual, não correndo o perigo de ter problemas ou dor de cabeça no futuro.

Você precisa ter um nome de empresa único e que não entre em conflito com outras marcas já existentes e registradas.

Portanto, diante desse fato, confira agora o processo completo de como saber se o nome da empresa já existe.

Veja também: Nomes para empresas de TI – Dicas e 40 ideias para se inspirar

Passo a passo de como saber se o nome da empresa já existe

Como saber se o nome da empresa já existe

Diferente do que muitos pensam, você não vai precisar contratar um advogado ou outro profissional específico para saber se uma empresa já existe.

Atualmente, o próprio governo já disponibiliza ferramentas que facilitam e deixam esse processo ainda mais intuitivo e simples.

Assim, pelo próprio Instituto Nacional da Propriedade Industrial, disponível na internet, você tem a possibilidade de realizar uma consulta completa, garantindo que o nome desejado para o seu negócio, não esteja registrado em outra empresa.

O processo de como saber se o nome da empresa já existe funciona da seguinte forma:

1. Primeiramente, comece acessando o portal do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial);

2. Você será solicitado a fazer um login, mas saiba que não é obrigatório, sendo possível clicar no botão abaixo “continuar”, para realizar uma pesquisa anonimamente;

3. Em seguida, clique na aba “marcas”, depois em “buscar”;

4. Selecione a opção “exata” caso queira pesquisar se existe um nome exatamente conforme o procurado ou na opção “radical”, caso queira ver se há nomes parecidos;

5. Digite o nome da empresa no campo marca, clicando depois em “pesquisar”.

Por fim, caso existam, irão surgir em seguida todos os nomes exatos ou semelhantes a marca que você pesquisou.

Como registrar uma marca?

Como saber se o nome da empresa já existe

Agora aprendendo o processo de como saber se o nome da empresa já existe, saiba que ter uma marca registrada é um dos principais pontos para garantir a oficialização do seu negócio.

Isso porque, registrar sua marca vai evitar que outras pessoas venham a utilizar o mesmo nome e identidade visual.

E, registrar uma marca também é um processo bastante simples e fácil de ser realizado, não existindo dificuldades.

Para fazer isso, você deve seguir os passos:

1.    Inicialmente, cadastre-se no site do INPI;

2. Faça a emissão e em seguida o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente ao registro;

3. Em seguida, com a GRU paga, entre com o pedido oficial pelo site INPI, digitando a marca que você deseja registrar oficialmente;

4. Por fim, o pedido será avaliado e caso não seja aprovado, você pode entrar com recurso com argumentos em até 60 dias.

Após isso, sendo aprovado, sua marca estará oficialmente aprovada e registrada no órgão.

Veja também: Como divulgar minha empresa na cidade – Dicas para ter sucesso em seu negócio