Como montar um atelier de costura

Como montar um atelier de costura? Aqui você vai se inspirar com ideias quanto ao local, decoração e formas de se organizar e ter um espaço de sucesso.

Não é de hoje que empreender com um atelier de costura vem sendo lucrativo, já que a confecção têxtil nunca sai de moda, ainda mais na produção de peças autênticas.

Sob medida e inspirado nos gostos dos clientes, muitas costureiras e designer de moda estão investindo em um negócio próprio.

A ideia é que você não crie apenas os modelos das peças encomendas, mas personalize e repare roupas conforme a sua demanda.

Pensando nisso, criei algumas dicas de como montar um atelier de costura, levando em consideração os pontos mais importantes de um negócio próprio.

Veja mais artigos: Ideias de negócios para montar

como montar um atelier de costura

Como montar um atelier de costura- Ideias para local, decoração e organização

Apesar de um mercado bem aquecido, confeccionar roupas e montar um atelier não são tarefas fáceis, precisa além da técnica, uma boa gestão de negócio.

Por mais que a concorrência seja grande, determinar o tipo de público alvo será um bom começo, ainda pensando na escolha de peças para produzir.

Neste sentido, você que “manja” das técnicas de modelagem e costura, aposte em confecções autênticas que abrange as necessidades do seu público.

Escolha a melhor localização

A escolha da melhor localização será um ponto fundamental, sendo esta uma estratégia para lucrar com seu negócio.

Por isso, priorize os espaços físicos onde estão os seus possíveis clientes, como no bairro onde você mora, em um centro comercial ou rede de lojas como os Shoppings.

Os locais mais movimentados pode ser um bom caminho de partida, pois a clientela de outras lojas, pode querer conhecer o seu negócio.

Ferramentas que não podem faltar no seu atelier de costura

Além da estrutura física com móveis e provadores, algumas ferramentas não podem faltar no seu atelier de costura, principalmente para realizar a confecção das roupas.

Será preciso investir em ferramentas de trabalho como as máquinas de costura overloque, reta, interloc, prespontadeira e máquina galoneira.

Aposte nas ferramentas para produção como: fita métrica, linha, carretilha, marcador de tecido, alfinetes e diversos outros equipamentos para costurar.

Ferramentas que não podem faltar no seu atelier

E não se esqueça é claro, dos tecidos, ferramentas para corte, moldes, manequins e outras opções essenciais para produzir no seu espaço.

Ideias para decoração de um atelier de costura

A organização do seu atelier de costura é primordial, pois é neste espaço que você atenderá seus clientes e produzirá suas peças.

Por isso, aqui vai algumas ideias para ajudar a construir um espaço com estilo e design que atenda às necessidades como um todo.

• Escolha móveis como sofás, cadeiras, armários com prateleiras, balcões, nichos decorativos e funcionais;
  • Pinte o ambiente com uma cor agradável e combine os móveis;
  • As araras e cabideiros quebram um galho quando o assunto é organizar o espaço;
  • Invista em móveis com gaveteiros e prateleiras, eles ajudam a deixar tudo no lugar durante e após o expediente.

Além do espaço físico, se precisar contrate um funcionário para te ajudar, principalmente quando o assunto é organização e gestão de negócio.

Promova o seu espaço

Tornar um espaço conhecido é o desejo de muitos empreendedores, e aqui neste ramo de atividade, essa dica também vale ouro.

Portanto, invista em divulgação, levando em consideração onde estão os seus potenciais clientes, nas redes sociais, na divulgação do “quem indica” e materiais que chegam nas mãos da clientela.

Uma ideia para começar, é fazer parceiras com outros estabelecimentos, apostando também em um diferencial como o conserto de roupas.

Promova o seu espaço

Agora que você já sabe como montar um atelier de costura, que tal escolher um nome criativo para seu espaço! E não esqueça de comentar o que achou das nossas dicas.