Loja de material de limpeza: como montar? Vale a pena? Dá lucro?
A loja de material de limpeza é uma forma muito interessante para empreender e conseguir resultados lucrativos. Isso porque em toda a residência é necessário produtos de limpeza para manter o local limpo, cheiroso e organizado.
E se os produtos forem artesanais, ainda existe um terceiro fator que deve ser colocado na balança, será muito agradável todo o processo de criação, já que tudo estará sendo criado com suas mãos e com todo o conhecimento obtido naquele ramo.
Se está querendo abrir uma loja de material de limpeza e não sabe por onde começar? Vamos te ajudar! Separamos um guia completo para você tirar todas as suas dúvidas. Veja a seguir.
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Conteúdo que você vai encontrar neste artigo
O que deve ser considerado na hora de montar uma loja de material de limpeza?
Para montar uma loja de material de limpeza de sucesso é importante se atentar aos detalhes, principalmente em relação aos fornecedores. Por isso, separamos algumas dicas a seguir!
Qualidade dos produtos
Independente se for uma fabricação própria ou revenda, a qualidade dos produtos fará a diferença para o consumidor. Por isso, é tão importante que você esteja atento a qualidade dos produtos, jamais abra mão dela, para ter um custo menor, pois isso pode te custar muito mais no futuro.
O mercado está cada vez mais exigente, e se deseja que sua loja seja um sucesso, pense que seu cliente precisa ser conquistado, e não apenas da primeira vez, mas em todas as compras!
Definição do valor para venda do produto
A definição do valor para venda de cada produto influencia diretamente no lucro final. O ideal é que o preço da venda seja multiplicado por 3 do custo dos materiais ou dos produtos.
Veja o exemplo: para fabricação de sabonete líquido, você gasta R$0,50 para fabricar um litro, logo, o ideal é que cada litro do sabonete seja vendido, por pelo menos R$1,50. Mas, no mínimo, o preço dele precisa ser de R$1,00.
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Padronização dos produtos
Um dos princípios do marketing de produtos é garantir uma boa apresentação do seu produto para o seu cliente, independente do meio que será feita a apresentação. Por isso, invista em embalagens padronizadas, se for produtos artesanais.
Se for atuar com revenda de produtos, mas em ambiente online, busque por formas mais atrativas de envio, garantindo a qualidade na entrega e a aproximação com o cliente.
Quais são os passos para montar uma loja de material de limpeza?
Está em dúvida de como começar a montagem da sua loja de material de limpeza? Tenho certeza de que sim, e por isso separei algumas dicas para ajudar a nortear esse momento.
Escolha a localização
A localização é um ponto muito importante e estratégico para o seu negócio, como estamos em um momento de pandemia no Brasil, o e-commerce pode ser a forma mais indicada! No entanto, ainda é possível investir em lojas físicas, caso seu produto se encaixe melhor nesse modelo.
Você precisa entender se ele se encaixa melhor no modelo bairrista ou nos grandes centros comerciais! O público de cada um dos modelos é diferente, porém amplo. Sendo que o custo para um espaço em um centro comercial é muito mais alto do que em um bairro. E são esses os pontos que você precisa levar em consideração!
Análise de concorrência
Este é nicho de mercado que tem como concorrentes os supermercados e grandes redes, e por isso é importante analisar a concorrência no momento que decidir qual é o modelo de localização para o seu negócio.
Até mesmo no ambiente online, é importante estudar sua concorrência, para entender qual a melhor estratégia de marketing para se diferenciar dos demais!
Por ser uma nova loja, evite a concorrência direta, escolha um ponto físico que não tenha outra loja de produtos de limpeza do mesmo local, ou na mesma rua ou no mesmo bairro, por exemplo. E que tenha boa movimentação de pessoas!
Investimento inicial
Os investimentos iniciais para a montagem de uma loja de produtos de limpeza para revenda, giram em torno de R$50 mil, onde os valores incluem:
- Compra de produtos;
- Estrutura física;
- Serviços mensais para 2 meses (água, luz, telefone, funcionários);
- Documentação.
Para investimento em um e-commerce, os custos são diferentes, mas giram em torno de R$ 20 mil, incluindo:
- Desenvolvimento do e-commerce;
- Hospedagem;
- Servidor;
- Investimento em marketing digital;
- Fotografia;
- Compra de produtos.
Para os dois modelos, se for uma produção artesanal, deve ser considerado os custos para produção dos produtos que serão comercializados. Em média, os custos com a compra de produtos para revenda, giram em torno de 25% do investimento inicial.
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