Como abrir um abatedouro de suínos: Tudo o que você precisa saber
Se você está com dúvida a respeito de como abrir um abatedouro de suínos, saiba que é muito importante ficar por dentro de alguns detalhes.
Até porque, um abatedouro de animais precisa seguir características importantes, tanto para garantir a qualidade do produto, como também para se manter dentro da legislação existente para esse tipo de negócio.
Por fim, para entender melhor, veja a seguir tudo que você precisa saber a respeito de como abrir um abatedouro de suínos e assim conseguir criar uma fonte de renda com tal atividade.
Veja também: como abrir um abatedouro de frango
1. Tenha bons fornecedores e obedeça ao tempo de jejum
Primeiramente, não adianta você ter uma boa logística, profissionais e outros, caso o produto em si não seja de qualidade.
Dessa forma, saiba que é muito importante que você tenha bons fornecedores, estes que ofereçam procedência, animais saudáveis e muito bem cuidados.
Até porque, animais não adequados podem afetar diretamente no gosto e na qualidade da carne, dificultando até mesmo a venda.
Além disso, e outro ponto muito importante, é ficar atento ao tempo de jejum ao receber os animais, sendo importante para a qualidade do produto.
O recomendado após receber o lote de porcos é aguardar um período de 16 a 24 horas antes da realização do abate.
Isso vai afetar diretamente na qualidade do produto, garantindo que você consiga realizar o processo de forma adequada.
2. Realize a limpeza dos animais e do ambiente corretamente
Por serem porcos, muitas pessoas já associam o animal e o ambiente à sujeira. Porém, isso não deve acontecer em um local de produção.
Nesse sentido, para você que está buscando como abrir um abatedouro de suínos, saiba que é muito importante até mesmo antes do abate, fazer uma limpeza completa no animal.
O recomendado é lavar com jatos d’água com cloro, com cerca de 1 ATM de pressão, realizando a limpeza completa de cima para baixo por 3 minutos.
Além disso, o ideal é sempre manter o ambiente de abatedouro, armazenamento, cortes e outros, sempre limpo. Isso é importante até mesmo para a segurança dos funcionários.
3. Ofereça um armazenamento correto
Após o abate, que geralmente é feito em choque elétrico que dura de 6 a 10 segundos, depois a sangria, a escaldagem e depilação, um ponto importante é a conservação.
Até porque, geralmente após o abate, existe um certo tempo até a distribuição e venda deste produto.
Diante disso, você precisa garantir que o animal fique em local refrigerado, com as temperaturas ideais para conservação enquanto aguarda o transporte.
Além disso, geralmente o porco é vendido em “peça” inteira, com detalhe por ser serrado ao meio pela coluna vertebral para remover a medula.
Por fim, vale também consultar toda a legislação que envolve esse tipo de atividade em suínos, para garantir que todos os processos sejam realizados regularmente.
E, você, ficou com mais alguma dúvida a respeito de como abrir um abatedouro de suínos?