Como abrir um abatedouro de frango: Tudo o que você precisa saber

Como abrir um abatedouro de frango

Como abrir um abatedouro de frango está dentre as principais dúvidas de quem procura uma atividade que seja rentável e que tenha uma boa saída de mercado.

Até porque, segundo o portal Embrapa, cada brasileiro consome 43 kg de carne frango por ano, sendo uma das proteínas mais consumidas aqui no país.

Inclusive, com a recente pandemia, o consumo desse tipo de proteína, principalmente devido ao preço menor em relação a carne, aumentou consideravelmente.

Portanto, um abatedouro de frango pode se tornar um negócio rentável, desde que sejam seguidos os passos corretos. Veja a seguir tudo que você precisa saber antes de abrir o seu negócio.

Veja também: tipos de piscicultura

1.    Busque um local seco e arejado

Primeiramente, para abrir um abatedouro, você vai precisar buscar por um local apropriado para a atividade.

Dessa forma, o indicado é que o local seja seco, possua uma altura específica, e que também não possua corrente de ventos no local.

Além disso, deve-se haver um local de conservação adequado para os frangos, principalmente porque em muitos casos, o ponto de venda é distante do abatedouro.

2.    Escolha as matrizes adequadas

Para você que não conhece, as matrizes são os locais onde os frangos vivos são vendidos para os abatedouros.

E, como você pode imaginar, esses locais precisam ser escolhidos de forma totalmente adequada e a dedo, pois eles quem vão garantir que consiga adquirir frangos saudáveis, nutridos e que assim possam oferecer lucro.

Até porque, saiba que é o nome da sua empresa que está em jogo, sendo essencial escolher matrizes que foquem na qualidade e limpeza.

3.    Monte uma logística funcional

Como abrir um abatedouro de frango

Um dos pontos importantes no momento de entender como abrir um abatedouro de frango é ter uma logística adequada, para evitar perdas e garantir que o processo seja eficiente.

É importante que haja uma sequência correta que se caminhe desde o abate, produção e conservação, indo até o produto final que é a comercialização.

Por fim, vale citar que nesse momento ter funcionários já experientes na área ou até mesmo realizar um benchmarking pode ajudar nesse processo.

4.    Garanta a comercialização

Como abrir um abatedouro de frango

Até para saber a quantidade de produção por dia que será necessário, é essencial que você tenha garantida a comercialização.

Hoje, você pode comercializar diretamente para supermercados, desde grandes a até pequenos, feiras, aviários ou até mesmo restaurantes, padarias e outros.

Esse processo é muito importante, para garantir que você não venha a produzir uma quantidade muito elevada, e acabe tendo perdas.

Lembre-se que o comércio de frango precisa ser algo rotativo, com saída constante.

Como abrir um abatedouro de frango se torna algo simples, quando você começa a seguir os passos corretos, com todos os pré-requisitos necessários.

Siga agora essas dicas e garanta construir um negócio lucrativo e de sucesso.