O que é venda direta?
Venda direta é uma estratégia que mostra como as vendas podem ser aumentadas através da aplicação de boas técnicas. Uma boa maneira de conhecer mais sobre venda direta é entrar em um curso que ensine a parte teórica dessa técnica importante.
Mas de maneira geral, a venda direta é um sistema de comercialização que tem como objetivo a venda de serviços e produtos diferentes.
O contato dessa técnica é pessoal, que ocorre entre os vendedores e os compradores, mas fora de um ambiente de vendas fixa.
Atualmente, ela ganha destaque em diferentes aspectos, além de atingir dimensões globais. A forma que essas vendas ocorrem são distintas, seja através de pessoa para pessoa ou pelo catálogo.
Os setores que a venda direta atinge também são variados, desde a limpeza aos automóveis.
Como ocorre o procedimento da venda direta?
A venda direta é um processo que envolve a consultoria de uma concessionária, mas sem que exista um processo de intermediação, ou seja, a venda é realizada da fábrica para o cliente.
De maneira geral, trata-se de uma venda direta no sentido literal. Esse é o principal motivo desse tipo de técnica gerar muita desconfiança entre as pessoas, além de desinformação ao redor do conceito.
Quando os compradores realizam a compra através da venda direta, a transação é muito mais fácil, ou seja, sem problemas relacionados à burocracia.
O processo que envolve essa técnica é bastante simples: os clientes vão até o local da compra, realizam os testes necessários, decidem qual produto deseja obter, assina o contrato diretamente na fábrica e pronto!
Assim que o contrato é assinado, a fábrica começa a preparar o produto que o cliente solicitou. Mas se ele estiver disponível no estoque, o processo da venda direta e liberação do produto é ainda mais fácil!
No caso das concessionárias, todo o processo parece como se o cliente comprasse um veículo sob encomenda!
Vale lembrar que os descontos que os clientes conseguem ao adquirir produtos e serviços por essa técnica são variados. Tudo irá depender do modelo ou da versão que desejam adquirir.
Quais são as modalidades?
No processo da venda direta, todos os serviços e produtos que estão sendo comercializados são ofertados aos clientes em potencial de diferentes maneiras, sendo uma excelente forma de abrir um novo negócio.
Claro que existem algumas modalidades que envolvem esse tipo de venda que são bastante conhecidas, são elas:
- Porta a Porta;
- Catálogo (como executiva de vendas Avon, por exemplo);
- Evento Social;
- Internet ou Redes Sociais.
Quais são as principais vantagens de comprar por essa técnica?
É possível adquirir os produtos e serviços pela venda direta em todos os comércios que possuem associação com a ABEVD.
Mas as vantagens que envolvem essa técnica são variadas. Confira as principais:
- Os preços são mais competitivos quando relacionados ao varejo tradicional;
- Maior confiança e relação entre os clientes e as empresas;
- Aumenta o investimento em tecnologia nas empresas, gerando maior criatividade;
- Atualmente, a maioria dos consumidores não gostam de perder tempo indo até os locais fixos. Com esse tipo de venda, quem vai até o cliente é a própria empresa.
Esses são alguns dos principais objetivos e vantagens de seguir essa técnica de venda em sua empresa.