O que é preciso saber para ter um e-commerce de saúde e bem-estar?

Quer empreender na área da saúde e bem-estar mas não sabe por onde começar? Sabia que o segmento saúde e bem-estar é um dos que mais vendem na internet? Se interessou? Então, saiba o que é preciso para ter um e-commerce de Saúde e Bem-estar.

Neste artigo, eu vou te ajudar em absolutamente tudo o que você precisa saber!

De acordo com dados do indicador de consumo MCC-ENET, o e-commerce no Brasil teve um crescimento exponencial com a chegada da pandemia, na verdade, teve aumento de 73,88% no ano de 2020, quando comparado a 2019, ou seja, números impressionantes.

E-commerce que até então já vinha apresentando um grande crescimento, desde a pandemia, ele se mostrou ainda mais promissor.

O fato é que um e-commerce de saúde e bem-estar, atualmente, é um dos principais segmentos entre as lojas online, o 6º maior segmento em volume financeiro no país.

A comodidade, confiança e preços mais convidativos, são só alguns dos fatores que vêm impulsionando o e-commerce que hoje, segundo pesquisas, já tem a preferência dos consumidores.

Portanto, se ainda tinha dúvida sobre empreender, ou não, na área de saúde e bem-estar, provavelmente, já percebeu que esse é um bom caminho. Embora esse setor exija uma atenção redobrada, principalmente relacionada ao cumprimento das normas e leis do e-commerce.

Eu preparei este artigo aqui no Universidade Revenda para te ajudar com tudo sobre o tema.

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O mundo cada vez mais digital

Uma questão que deve ser considerada, no entanto, é o fato do mundo todo estar mais digital, ou seja, os comércios estão indo para esse caminho justamente para atender um público que, cada vez mais, prefere realizar compras, tirar dúvidas, se comunicar e buscar entretenimento, através de seus smartphones.

Ou seja, a concorrência é muito maior, portanto, para garantir um espaço nesse concorrido mercado, com um e-commerce de saúde e/ou bem-estar, é preciso criar estratégias eficientes. 

Assim sendo, não importa com o que irá trabalhar dentro desse setor, seja com um SPA, farmácia, clínica dentária, de nutrição, com medicina alternativa, fisioterapia, com uma clínica de recuperação ou de repouso, o fato é que terá que buscar estratégias e ferramentas de marketing para conseguir destacar seu negócio em meio a tanta concorrência.

E quando se fala em e-commerce na área de saúde, que fique claro que não apenas é possível comercializar medicamentos e produtos relacionados à farmácia, mas também, materiais de trabalho para consultórios, como é o caso dos odontológicos, que precisam de suprimentos e materiais cirúrgicos, planos e convênios, pacotes, entre outras possibilidades.

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Dicas para abrir um e-commerce de Saúde e Bem-estar

É muito importante ter em mente que, se por um lado apostar em abrir um e-commerce de saúde e bem-estar pode ser um bom negócio, por outro, ele requer cuidados em dobro, principalmente, relacionados ao marketing, que deve atender à algumas leis, regulamentações e diretrizes do setor, bem particulares. 

✅ Confira abaixo algumas dicas de como ter sucesso ao abrir um e-commerce de saúde e bem-estar: 

Atenção à legislação

Como vimos, apesar de promissor, ter um e-commerce de saúde e bem-estar requer muito cuidado, por exemplo, quem pretende comercializar medicamentos, vale saber que há uma série de leis específicas para esse tipo de comércio, seja para a venda ou publicidade, é fundamental estar atento à legislação brasileira.

Para quem se sentir inseguro, a dica é buscar consultoria jurídica, para que o seu negócio trabalhe dentro da lei. 

Lembrando que é fundamental seguir as leis do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicadas em 19 de agosto de 2011, a Resolução 1.974/11, com um conjunto de regras, revisadas periodicamente para estarem de acordo com os hábitos e costumes atuais.

Dentre as muitas regras, por exemplo, é preciso que toda publicidade que houver para uma clínica, venha acompanhada do nome do diretor técnico médico e de sua correspondente inscrição no Conselho Regional.

E também é permitido que um médico tenha um blog, no entanto, seus artigos precisam ter fins estritamente educativos.

Depois, veja também ideias de nome para loja virtual de variedades.

Busque um diferencial 

Com tantas ofertas online, as primeiras perguntas que tem que se fazer é: “Porque um cliente iria escolher os meus serviços?”, “O que tenho a oferecer de diferente?”

Pois é… são muitas coisas, eu sei! 👀

É preciso considerar que há empresas gigantes e com nome estabelecido no mercado, assim sendo, competir em preço diretamente com elas não é uma boa ideia.

A dica, portanto, é buscar um diferencial dentro daquilo que pode oferecer, independentemente do nicho a ser escolhido, de produtos para cabelos tingidos à cremes anti-idade, o que não faltam são possibilidades a serem trabalhadas. 

Se já tem um produto, e o mesmo possui forte concorrência, crie uma boa página nas redes sociais e busque um marketing voltado especificamente para o seu público-alvo, para trabalhar esse produto de uma forma mais assertiva.

Aposte em conteúdo de valor

Uma das principais vantagens de um e-commerce de saúde e bem-estar, sem dúvida, é a alta possibilidade de recorrência, ou seja, alguém adquirir seu produto, seja um batom, ou um hidratante, gostar da qualidade do produto e voltar a comprar. O mesmo serve para outros produtos e serviços dentro dessa área.

Por isso, é preciso saber tirar proveito dessa característica, criando e entregando conteúdo de valor, dessa forma, ajudando a reforçar sua marca e fidelizar sua cartela de clientes.

Não simplesmente apresente sua clínica ou produto, mostre resultados, como podem resolver dores, facilitar o dia a dia ou melhorar a qualidade de vida.

Para isso, vale investir em vídeos, artes, textos, blog, caprichar nas redes sociais, nos stories, lives, enfim, procurar atrair a atenção e se estabelecer como autoridade em seu segmento.

Enfim, tenha em mente que, produzir conteúdos que agreguem valor ao consumidor é uma das formas de se destacar no e-commerce de saúde e bem-estar.

Busque conhecimento

Um dos erros observados em marcas que tiveram muito sucesso e acabaram no esquecimento, após algum tempo, é a acomodação. O famoso “não mexer em time que está ganhando”.

O fato é que o mundo gira e as coisas mudam, o comportamento muda, a tecnologia traz novos costumes e mudanças de hábitos e quem não procura acompanhar esse movimento todo, infelizmente, acaba ficando para trás.

Basta pensar em quantas vezes marcas famosas, como Google, TV Globo, Burger King, Nubank, Pringles, entre outras, ou seja, mesmo estando no auge, não se acomodaram, buscaram se renovar, e isso vale para serviços e produtos oferecidos.

É fundamental se manter sempre atento ao desenvolvimento do setor, buscar pesquisar ao máximo tudo que for relacionado ao seu nicho, mostrar que está atualizado, isso faz muita diferença, postar as novidades nas redes sociais, enfim, buscar constante atualização e conhecimento.

Ou seja, se pretende entrar para esse setor, e qualquer outro, a dica é estudar bastante, estruturar seu negócio e buscar conhecimento em cursos e qualquer outra fonte disponível.  No mais, quanto mais planejamento e pesquisa, mais chances terá de seu negócio dar certo.

Considerações finais

É preciso ter em mente que a preocupação com a saúde, bem-estar, estética e qualidade de vida que aflorou muito com a pandemia, parece que veio para ficar, fazendo com que o setor, em conjunto com a área de Cosméticos e Perfumaria, seja dos melhores e mais crescentes do e-commerce. 

Por isso, para ter sucesso nesse concorrido setor, é preciso estar em dia com as legislações vigentes e procurar cumprir com todas as exigências. No mais, basta fazer um bom trabalho de marketing, demonstrando ao público a qualidade dos seus produtos ou serviços e, claro, apostar em boas práticas de vendas e entrega que, certamente, irá conquistar e fidelizar os consumidores.

Boa sorte no seu empreendimento!

Vídeo: como montar um e-commerce de saúde e bem estar

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