Criação de tilápia em tanque suspenso: como funciona?

Conhecer a criação de tilápia em tanque suspenso é essencial, principalmente para que sua produção funcione corretamente. Todo o procedimento deve ser envolto de muita análise e com os devidos cuidados, principalmente para utilizar os equipamentos da maneira indicada.

Assim como qualquer outro estabelecimento no mercado, conhecer como utilizar os equipamentos de seu próprio negócio é fundamental para que ele funcione. Portanto, o primeiro passo é saber mais sobre a criação de tilápia em tanque suspenso.

Como funciona a criação de tilápia em tanque suspenso?

Como funciona a criação de tilápia em tanque suspenso

Por conta da modernização, a criação de tilápia em tanque suspenso vem ganhando cada vez mais força no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, a produção dessa atividade aumentou mais de 220%.

Atualmente, a tilápia é o tipo de peixe mais produzido em nosso país. Esse é um tipo de mercado que está em constante expansão, principalmente por se tratar de uma carne de qualidade, com um alto valor agregado e outros fatores.

Mas antes de você iniciar a sua criação de tilápia em tanque suspenso, os produtores devem escolher adequadamente o local em que irá instalar seus criatórios. É fundamental que esse local ofereça uma fonte segura de água, tanto quanto a quantidade e qualidade.

Isso porque, ambas são fundamentais para a criação das tilápias.

Como escolher o local?

Como escolher o local para criação de tilápia em tanque suspenso

Para que o cultivo de tilápia em tanque suspenso funcione, os produtores devem escolher o local para a instalação de seus criatórios.

Lembre-se que o ambiente indicado deve conter uma fonte segura de água, assim como a quantidade (vazão) e qualidade para criar os seus peixes. Todos esses aspectos são essenciais para que a criação das tilápias funcione corretamente.

Busque por áreas que sejam protegidas do vento e observe como a oscilação do nível de água ocorre. Quanto maior for a correnteza da água, maior será o desgaste de seus peixes.

Então, no momento de escolher o local para a criação de tilapia em tanque suspenso, leve esses pontos em consideração.

Como funcionam os tanques suspensos?

De maneira geral, os tanques suspensos são instalados com sua estrutura acima do solo. Atualmente, esse tipo de tanque está sendo utilizado cada vez mais para a criação de tilápia, já que apresenta vantagens quanto a produção e manejo do mesmo.

A instalação dos tanques suspensos também são, consideravelmente, mais fáceis de realizar. Entretanto, o valor do investimento realizado pelos produtores será maior, o que pode atrapalhar os planejamentos.

Quanto aos benefícios, um dos principais é a menor apresentação de risco à saúde. Sendo assim, riscos quanto a vigilância sanitária são evitados.

Até aqui você já entendeu como funciona esse modo de criação de tilápia. Aproveite para ver mais sobre o mercado com alguns dos fornecedores do ramo. Boa leitura!