Criação de patos é um bom negócio? Por onde começar?

Criação de patos

Será mesmo que a criação de patos é um bom negócio nos dias atuais? Por mais que seja algo ainda não tão forte aqui no Brasil, a busca por essa modalidade de negócio tende a crescer cada vez mais.

Dessa forma, muitos como uma alternativa para fugir do padrão de produção que é referente a frango e carne, vem buscando nichos mais específicos, na busca principalmente de obter lucro.

Por fim, para entender melhor, veja a seguir se realmente vale a pena a criação desses animais e entender o processo de por onde começar.

Veja também:  criação de codornas realmente dá dinheiro?

Criação de patos é um bom negócio?

Criação de patos

Atualmente, de acordo com a maioria dos especialistas, a criação de patos é um bom negócio, uma vez que se trata de algo que tem uma boa saída de mercado.

No entanto, muitos afirmam que essa criação vale mais a pena principalmente para quem está começando agora, pois é uma atividade simples, podendo ser uma opção interessante para começar no mercado da criação de aves.

A criação dos animais é bem simples, necessitando apenas de um espaço médio, equipamentos e uma alimentação simples, sendo animais que podem ser alimentados com ração e também verduras e hortaliças.

Em muitos casos, a ração se torna uma alimentação interessante, pois pode aumentar o processo de engordar e crescimento, diminuindo a rotatividade dos animais.

O abate geralmente ocorre com 100 a 120 dias de criação, sendo animais que podem ter uma comercialização relativamente acelerada, o que se torna rentável.

Lembrando que assim como alguns outros tipos de aves, o pato pode ser comercializado tanto os seus ovos, como também a sua carne, onde ambos têm um bom valor de mercado e uma procura que vem crescendo bastante nos últimos tempos.

Por onde começar a criação de patos?

A seguir veja o passo a passo de como começar a criação de patos nos dias de hoje:

Estrutura e investimento

Primeiramente, você precisa ficar atento ao valor de investimento e a estrutura necessária para fazer a criação desses animais.

O recomendado são 20 metros quadrados de estrutura, de preferência cercado com cercas altas, para que eles não venham a escapar do local.

Além disso, vale lembrar dos investimentos necessários em ração, vasilha, outros alimentos e etc. O investimento inicial geralmente pode variar de R$ 2mil a R$ 5mil.

Reprodução

O período de reprodução dos patos costuma ser um pouco mais lento do que o de outras aves, como a galinha.

Eles costumam colocar o ovo praticamente todos os dias, assim como ocorre com as galinhas.

Após colocar o ovo, ele vem a chocar em um período médio de 32 dias, sendo essencial um cuidado especial com os filhotes nos primeiros 15 dias de vida.

Lembrando que os patos não podem ser separados dos pais nesse período, pois fazer isso aumenta o risco de morte dos animais.

Por fim, conforme citado após 100 a 120 dias, os animais estão prontos para o abate.

Cuidados

Criação de patos

Os patos devem ser vermífugos, e em muitos casos é essencial o acompanhamento profissional para garantir o desenvolvimento saudável dos animais.

Além disso, a área que os animais ficam deve ser limpa pelo menos uma vez por semana, sendo a água trocada pelo menos a cada 2 dias.

Viu como a criação de patos pode se tornar algo rentável desde que sejam seguidos os passos corretos? O que está esperando para investir?

Veja também: Criação de porcos realmente dá dinheiro?

banner canal youtubePowered by Rock Convert