Criação de gansos é um bom negócio hoje em dia? Saiba mais!
Devido ser uma modalidade de negócio que ainda está crescendo aqui no país, será que a criação de gansos é uma boa alternativa?
Até porque, a criação de gansos é algo bastante rústico e que necessita de uma boa estratégia para realmente se tornar interessante financeiramente falando.
E, considerando o Brasil como um dos maiores agropecuários do mundo, com foco principalmente na criação bovina e de aves específicas, como galinhas, pode surgir a dúvida se realmente é uma boa opção investir nesse mercado ou partir direto para um nicho de maior saída.
Por fim, para ficar por dentro, veja a seguir se a criação de gansos é um bom negócio atualmente, e se vale o investimento.
Veja também: criação de frangos realmente dá dinheiro?
Criação de gansos é um bom negócio?
Depende do seu foco. A criação de gansos pode ser um bom negócio se você está focado na venda da carne, que mesmo sendo baixo, há um certo consumo no país.
Além disso, em muitos casos, a pena do ganso pode servir para o meio comercial, sendo até considerada bastante valiosa, podendo valer bastante a pena.
No entanto, você precisa ficar ciente que para se tornar um negócio verdadeiramente muito rentável, é preciso investir em larga escala. Ou seja, montar um esquema de engorda e venda da carne e penas no mercado.
Um ponto que precisa ser levado em consideração é o fato de que os gansos, a depender da sua raça, podem viver até 15 anos, sendo uma das aves de maior longevidade.
Lembrando que esses animais ainda põem ovos, mas em menor quantidade, sendo indicado mais para reprodução do que para venda. Os gansos podem pôr de 20 a 40 ovos por ano.
Portanto, sim, a criação de gansos pode ser um negócio lucrativo, mas não é uma das mais rentáveis do país, necessitando de uma boa estratégia para realmente se tornar lucrativo.
Como é a alimentação de gansos?
Diferente de algumas outras aves como a galinha, a depender da raça principalmente, esse animal pode chegar a um porte médio chamativo.
Porém, diferente do muitos acham, mesmo sendo uma ave de tamanho mais elevado, a sua alimentação é simples, sendo um ponto positivo.
Basicamente, os gansos se alimentam principalmente de pasto, frutas, hortaliças e até grãos, sendo bastante moldáveis de acordo com o ambiente.
No entanto, após os 30 dias, para quem deseja criar para fins comerciais, o indicado é começar a colocar uma ração de crescimento, para agilizar esse processo, que pode ser mais lento quando ocorre de forma natural.
Além disso, após os 6 meses, esses gansos também podem e devem receber ração focada na postura, para começar e acelerar o seu ciclo reprodutivo.
Lembrando que ambas as rações devem ser adaptadas junto ao pasto, meio de subsistência principal dessas aves.
Por fim, a criação de gansos é um bom negócio hoje em dia, desde que você tenha estratégias válidas e funcionais para isso!
Veja também: criação de avestruz é rentável?