Como montar uma distribuidora de alimentos – Guia para iniciantes

Entenda aqui como montar uma distribuidora de alimentos. Conheça as categorias de alimentos que deseja revender no seu espaço, as formas de operar e demais informações importantes seguindo o nosso passo a passo.

Depois veja também outras ideias de negócios para montar.

Como montar uma distribuidora de alimentos – Passo a passo

como montar uma distribuidora de alimentos

Abrir uma distribuidora de alimentos na sua região pode trazer bons retornos para o empreendedor, já que os alimentos são produtos essenciais para a sobrevivência das pessoas. Veja abaixo como montar uma distribuidora de alimentos na sua cidade, considerando pontos importantes para quem sonha com o próprio negócio de sucesso.

Veja também franquias baratas de alimentação.

Escolha os alimentos para sua distribuidora

O primeiro passo para montar uma distribuidora de alimentos é conhecer as categorias dos produtos dentro do ramo. Essa etapa influencia na hora de escolher bons fornecedores de alimentos para sua distribuidora, combinar preços, toda a logística de entrega e distribuição.

Existem alimentos que precisam ser consumidos imediatamente, como os produtos naturais, por isso, não se pode pensar em um grande estoque nesse caso.

Monte a distribuidora de alimentos em uma boa localização

Outro passo importante é escolher a localização, que precisa ser de fácil acesso de caminhões e veículos grandes para o transporte. Faça uma pesquisa na região onde você quer abrir uma distribuidora de alimentos, analise as demandas do local e escolha uma boa estrutura para o seu negócio.

dicas para abrir uma distribuidora de alimentos

Priorize uma boa estrutura

Como se trata de uma distribuidora, o local precisa de uma boa metragem para acomodar prateleiras, paletes com caixas e entrada de caminhões em um depósito limpo e longe de contaminações.

Um galpão para armazenar corretamente alimentos perecíveis e não perecíveis, com carrinhos para transporte e demais equipamentos ajudam nas operações do seu negócio. Além do galpão para armazenamento dos alimentos, será necessário abrir um escritório para as atividades administrativas da sua distribuidora.

Veja também como fazer suspiro para vender.

Contrate funcionários para a distribuidora de alimentos

Contrate mão de obra para ajudar nas tarefas da empresa, como organização, compra e venda dos produtos entre outras atividades administrativas. Estabeleça uma área comercial, administrativa e um funcionário para o controle do estoque, não se esquecendo de uma pessoa para fazer a limpeza do local.

Pense na logística do negócio

A logística do deslocamento dos produtos é um ponto bem importante para quem quer trabalhar nesse ramo, pensando na hora de recolher os alimentos no fornecedor e também na entrega ao seu cliente. Por isso, você vai precisar de um caminhão para o transporte dos produtos e contratar um motorista para realizar as entregas.

Outra ideia é contar com empresas parceiras como as que prestam serviços com caminhões agregados para fazer a distribuição das mercadorias e também buscar com o fornecedor.

Tenha o controle das operações

O controle das operações de entrega e recebimento de mercadoria devem ser priorizadas, já que esse é o tipo de atividade do seu negócio. Uma dica é apostar em softwares que ajudam a automatizar processos de distribuição e controle de estoque, garantindo um melhor desempenho das atividades realizadas pela empresa.

Legalize o seu negócio

Alguns documentos são essenciais para o funcionamento do seu negócio, por isso, destacamos quais são as formas de legalizar sua distribuidora de alimentos.

• Obtenha um CNPJ para distribuidora de alimentos;
  • Tenha o registro na Junta Comercial;
  • Tire todas as licenças e alvarás da Prefeitura e Bombeiros;
  • Garanta a autorização de funcionamento da Vigilância Sanitária;
  • Siga todas as Normas da Anvisa.

Esses são os pontos básicos para saber como montar uma distribuidora de alimentos do zero. Se ainda restarem dúvidas, deixe aqui nos comentários.