Como montar um terreno para camping: Tudo o que você precisa saber

Atualmente, diante do grande crescimento das chamadas “atividades ao ar livre”, as dúvidas por como montar um terreno para camping tiveram um grande crescimento.

Até porque, estamos falando de uma área que pode se tornar bastante rentável, oferecendo às pessoas um local para que elas possam sair um pouco dos grandes centros, e assim descansar, trocar experiências e outros.

No entanto, e diferente do que você pode pensar, um camping precisa seguir uma série de pontos importantes para se tornar realmente funcional.

As pessoas não estão simplesmente buscando por um local aberto para montar suas barracas, sendo essencial ter uma estrutura adequada.

Por fim, para entender melhor, veja a seguir tudo sobre como montar um terreno para camping, vendo o passo a passo para obter sucesso com isso.

Veja também: o que pode fazer no sítio para ganhar dinheiro

Como montar um terreno para camping

1. Monte o seu plano de negócios

Um plano de negócio, para você que não conhece, é um planejamento amplo sobre a empresa e o seu mercado, que permite trazer uma visão sobre os investimentos necessários.

Dessa forma, será com o plano de negócio que você vai ter uma noção de quem será seu público-alvo, quanto será o investimento financeiro e recursos humanos necessários para realizar tais atividades e dentre outros.

Você terá uma visão ampla do que vai precisar de essencial no seu negócio, garantindo e evitando imprevistos que possam vir a surgir.

2. Entenda quem são os seus clientes

Primeiramente, você precisa entender melhor quem são os seus clientes, ou seja, que buscam por um terreno para camping.

Como o próprio nome já indica, as pessoas que buscam são conhecidas como campistas, que são pessoas aventureiras, famílias e até amigos, que buscam um lugar de maior contato com a natureza, fugindo das tecnologias e dos grandes centros.

Esses campistas podem se hospedar no camping em barracas, trailers e até mesmo motorhomes.

Entender quem é o seu público, vai ajudar diretamente a saber como atingi-los e atraí-los para o seu negócio.

3. Escolha um local adequado

O local é a “cereja do bolo” na escolha do local ideal, sendo um dos fatores que influencia diretamente no seu faturamento.

O que nós indicamos é sempre buscar por um local vasto, com elementos naturais, próximos a áreas verdes e pontos turísticos, como trilhas, cachoeiras, praias, serras e outros.

Lembre-se que o ponto principal é oferecer um contato natural e fora dos padrões das cidades grandes.

Dessa forma, o ideal também é buscar por um local que seja afastado dos grandes centros, e que o principal atrativo seja os elementos naturais.

4. Foque na divulgação

Use as redes sociais, internet, jornais, revistas, TV e os outros mais diversos canais de divulgação para divulgar o seu camping.

Além disso, vale também divulgar e oferecer atrações para viajantes e aventureiros, existindo hoje muitos grupos no Telegram, por exemplo, que reúnem muitas pessoas que gostam desses ambientes.

A divulgação quem tornará o seu campinho conhecido e frequentado.

5. Tenha a documentação necessário

Por fim, mas não menos importante, no processo de como montar um terreno para camping, você precisa estar com todos os documentos necessários. Eles quem vão garantir o seu funcionamento.

Os principais documentos hoje são:

·         CNPJ;

·         Cópia autenticada do RG e CPF;

·         Folha espelho do IRPF;

·         Permissões ambientais;

·         IPTU do imóvel;

·         Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;

·         Alvará de funcionamento;

·         Entre outros documentos específicos da região.

Sabendo como montar um terreno para camping, não deixe de investir agora mesmo nesse tipo de negócio!