Como abrir um Hostel – Investimentos, dicas e passo a passo
Como abrir um hostel? A primeira coisa é conhecer o mercado e tipo de negócio, definir o público-alvo, investir em uma boa estrutura, legalização e definição de algumas regras para boa convivência dos seus hóspedes.
Se você quer aprender na prática como abrir um hostel no Brasil, continue a leitura desse artigo e saiba como montar o seu negócio.
Veja também mais dicas de negócios para montar.
Conteúdo que você vai encontrar neste artigo
Como abrir um hostel com pouco dinheiro – Conheça esse tipo de negócio
Antes de abrir um hostel, saiba que esse mercado está interligado com o ramo hoteleiro, atualmente não existe uma legislação vigente para esse tipo de negócio.
Isso não quer dizer que você vai montar o hostel de qualquer jeito, pelo contrário, assim como toda empresa precisa de plano estratégico, uma boa gestão e conhecimento do seu público-alvo.
Definição do público-alvo
Os hóspedes de hostel costumam ser turistas internacionais e nacionais, principalmente mochileiros e pessoas que viajam em grupo, como estudantes.
Esse tipo de negócio é destinado às pessoas com um nível de cultura elevado, orçamentos mais limitados e que acreditam na economia coletiva. Portanto, buscam se hospedar mais pela experiência do espaço, do que pela sofisticação do local.
Conhecendo os investimentos iniciais para abrir um hostel
Pensando na definição do público para o hostel, você já pode imaginar que os investimentos iniciais podem ser baixos, podendo até abrir um espaço na sua casa.
A localização e uma estrutura aconchegante fazem todo o diferencial, por isso, capriche na mobília e decoração do seu hostel. Algumas opções são:
- Quartos com beliches e treliches;
- Espaço com armários;
- Cozinha bem equipada;
- Área de lazer;
- Banheiros coletivos;
- Lavação comunitária;
- Entre outros.
Veja também: Como montar um salão de festas pequeno?
Legalização de um Hostel
A legalização do hostel é um ponto bem importante, por esse motivo, esteja registrado em entidades hoteleiras e de turismo, veja se seu negócio se enquadra na legislação de albergue na sua cidade.
Não se esqueça dos alvarás da prefeitura e bombeiro que precisam estar em dia, assim, você oferece um ambiente seguro e com credibilidade.
Dicas para montar um hostel
Além de todas as dicas de como montar o seu hostel, veja algumas ideias para quando o seu espaço estiver definitivamente funcionando.
Defina horários e rotinas do espaço
O hostel é um espaço comunitário, por isso, é bem importante ter regras, como por exemplo, horários para lazer e alimentação, não esquecendo dos cuidados essenciais com a limpeza do local e conservação do espaço.
Assim como muitas pessoas buscam se hospedar em hostel para se divertir e se aventurar, este também poderá ser um espaço para descanso, seja para passar as férias ou para negócios na região.
Invista em parcerias
Uma dica para fazer a divulgação do hostel é investir em parcerias com empresas e comércios locais, como as padarias, mercados e lojas.
Você pode pedir para indicarem seu espaço para os clientes, sendo que seu negócio também pode consumir os produtos desse parceiro.
Ofereça um espaço seguro para seu hostel
Um espaço seguro para seu hostel é primordial, tanto para os hóspedes quanto para as pessoas que contribuem para a administração do negócio.
Portanto, você poderá investir em alguns itens como um espaço murado, cerca elétrica, câmeras de monitoramento nas áreas comuns, software de segurança entre outras opções.
Essas foram as ideias para como abrir um hostel na sua cidade. Se ainda restarem dúvidas, comenta aqui embaixo.