Como abrir um açougue: tudo o que você precisa saber
Atualmente, o Brasil é um dos países referências no que se refere a produção de carne, tanto para consumo interno do país como também para exportação. Diante disso, as buscas de como abrir um açougue e investir na comercialização desses produtos são altas.
Isso porque, estamos falando de um nicho que pode se tornar bastante rentável, principalmente considerando a grande saída que possui.
No entanto, assim como todo negócio, é essencial ficar atento a algumas coisas para garantir a criação de um açougue dentro do que está previsto na lei, e que claro, possa vir a oferecer resultados.
Por fim, veja a seguir algumas dicas de como abrir um açougue e conseguir realizar a atividade corretamente.
Veja também: equipamentos para açougue
1. Fique atento as documentações corretas
Para abrir um açougue, você precisará de alguns documentos que autorizam tal atividade, independente de ser de grande ou pequeno porte.
Até porque, você precisará ficar com toda a parte burocrática em dia, para estar preparado e dentro da lei principalmente em fiscalizações.
Os documentos podem variar de acordo com a região, mas geralmente os necessários para funcionamento são:
· Criação de CNPJ (Receita Federal);
· Registro na Junta Comercial;
· Registro na Secretaria do seu Estado;
· Alvará de funcionamento junto à Prefeitura do Município;
· Alvará da vigilância sanitária;
· Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar;
· Inscrição no sindicato patronal;
· Registro junto à Caixa Econômica Federal.
Recomendamos ainda em caso de dúvidas, buscar informações em relação a abertura e funcionamento diretamente na prefeitura da sua cidade.
2. Invista nos equipamentos necessários
Para o funcionamento do seu açougue, você vai precisar ter no local alguns equipamentos necessários e essenciais para as atividades.
Citamos esses como investimentos iniciais, que você vai fazer além do local, por exemplo.
Alguns equipamentos necessários são:
· Câmaras frias para armazenamento de estoque;
· Freezer e geladeira para exposição e comercialização;
· Balança eletrônica com etiquetadora;
· Moedor de carne do tipo industrial;
· Serra para cortar a carne;
· Gancheira;
· Picador e amaciador de carnes;
· Mesa de corte;
· Utensílios básicos de cozinha.
Além disso, vale citar que ainda há gastos com equipamentos de administração e gestão como impressoras, computadores, máquinas de cartão e outros.
3. Busque por bons fornecedores
Um dos pontos ideais para quem está buscando como abrir um açougue, é sempre buscar por bons fornecedores.
Até porque, será a qualidade do produto que vai fazer com que os compradores gostem do que você oferece, e assim se tornem clientes fiéis.
Diante disso, busque por fornecedores que ofereçam carnes limpas, bem cuidadas e conservadas, e que claro, tenha um uma boa margem de negociação de preços.
4. Divulgue o seu negócio
De nada vai adiantar ter pessoas treinadas, carnes de qualidade e uma excelente estrutura, caso as pessoas não conheçam o seu negócio.
Dessa forma, saiba que o que vai movimentar as suas vendas são os clientes, e investir em divulgação é essencial para que eles possam lhe conhecer.
Nesse sentido, busque investir nos mais diversos meios de divulgação que podem ser via TV, Rádio, Internet, panfletos de divulgação, jornais, revistas e outros.
Sabendo os pontos cruciais de como abrir um açougue, não perca mais tempo, e invista naquilo que realmente pode trazer grandes resultados ao seu negócio.
Por fim, acompanhe e coloque em prática as dicas que citamos, e construa o seu negócio.