Quanto custa para abrir uma ONG – Valores e dicas para montar

Você sabe quanto custa para abrir uma ONG? Veja aqui neste post tudo que você precisar para montar uma ONG, desde investimento inicial até a oficialização da instituição.

A sigla ONG significa Organização Não Governamental, ou seja, uma instituição ou associação montada a partir de voluntários que se unem em um bem comum de alcance social e lícito.

É uma organização do Terceiro Setor que presta um tipo de serviço à comunidade, mas que precisa de planejamento e estratégia para o seu bom funcionamento.

Veja aqui neste post do Universidade Revenda quanto custa para abrir uma Ong e quais os demais pilares do plano de negócio deste tipo de instituição sem fins lucrativos.

Veja também uma lista de ideias de bons negócios.

Quanto custa para abrir uma ONG?

Quanto custa para abrir uma Ong

Para abrir uma Ong você vai precisar desembolsar aproximadamente R$ 700, que serão pagos em taxas da prefeitura, como alvarás, cópias de documentos e despesas com cartório.

Um advogado é um dos profissionais que podem contribuir para o processo de abertura Legal da sua Associação.

Em muitos casos, você consegue o auxílio gratuito deste profissional através de um recurso chamado “Pro Bono”, um serviço oferecido por muitas advocacias.

Como montar uma Ong?

Ao montar uma ONG, você precisa atender alguns critérios importantes como a finalidade do seu projeto, a formação de uma diretoria do espaço e todos os recursos necessários para a Sede funcionar adequadamente.

E agora que você já sabe quanto custa abrir uma ONG, veja as dicas abaixo sobre como montar uma Organização Não Governamental na sua cidade.

• Defina qual a finalidade da ONG (Ex: Associação de moradores de um bairro);
  • Escolha as pessoas que farão parte da Diretoria e membros da Associação;
  • Determine onde a Sede da ONG será localizada (Estrutura e endereço);
  • Equipe o espaço com todos os recursos para atender a comunidade, escritório para os voluntários e demais ferramentas essenciais para o projeto funcionar;
  • Estabeleça um Contrato que segue todos os pressupostos de validade do negócio;
  • Faça a formalização Legal da Associação junto aos Órgão competentes.

É bem importante que você mantenha todas essas informações em um documento, que devem estar alinhados ao objetivo principal de qual problema social deseja enfrentar.

Além disso, determinar quais os recursos físicos, financeiros e humanos serão essenciais para colocar o projeto em prática.

Como se faz para abrir uma Ong

o que precisa para abrir uma ong

Após definir alguns pontos importantes para empreender com a abertura de uma Associação, confira como se faz para abrir uma Ong na sua cidade através do passo a passo para oficializar.

1. Depois de estabelecido o Contrato da ONG, será preciso preencher o Estatuto Social;
  2. Fazer uma reunião com os responsáveis para aprovação do Estatuto (Deve conter assinatura de um advogado);
  3.  Registre o Estatuto em um Cartório;
  4. Faça a Inscrição da ONG na Receita Federal para obter o CNPJ;
  5. Realizar o registro na Prefeitura Municipal da sua cidade para adquirir o alvará de funcionamento da ONG;
  6. Fazer registro de uma Inscrição Estadual;
  7. Solicitar a qualificação no Ministério da Justiça, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público;
  8. Fazer Registro no INSS;
  9. Contratar funcionários, se necessário.

Quantas pessoas são necessárias para abrir uma Ong?

Se a sua dúvida é de quantas pessoas precisa para abrir uma ONG, saiba que no mínimo duas pessoas já podem montar uma diretoria.

Já no Conselho Fiscal, a ONG vai precisar de no mínimo três pessoas para ajudar a manter todos os documentos organizados da Instituição.

Essas foram as informações sobre quanto custa para abrir uma ONG, adote as dicas de como montar e comece a empreender neste tipo de negócio.

Leia mais sobre o assunto diretamente no site do SEBRAE.