Como abrir um negócio na Austrália – Passo a passo e dicas para empreender

Como abrir um negócio na Austrália? Se você sonha em morar fora do Brasil, saiba que empreender na Austrália é bem mais fácil do que se imagina, por isso, preparamos um passo a passo de como montar o seu negócio na Austrália.

A Austrália é a 13º economia no mundo, também é considerado um grande influenciador para empreendedores, principalmente os autônomos.

O governo acredita que abrir essa possibilidade para empreendedores poderá aquecer a economia, por isso, cria diversas campanhas de incentivo para empreender na Austrália.

Abaixo, veja o passo a passo. Ou, caso queira, veja também que negócio abrir em uma cidade pequena.

Como abrir um negócio na Austrália

como abrir um negócio na austrália

Na Austrália, você pode montar diversos tipos de negócio, desde um restaurante até trabalhar de freelancer em casa. A ideia do país é tornar a economia mais liberal, independente do tipo de produto ou serviço oferecido.

Confira os 5 passos para abrir um negócio na Austrália.

1- Conheça a legislação migratória antes de abrir uma empresa na Austrália

legislação para abrir um negócio na austrália

Para abrir uma empresa na Austrália você precisa conhecer a legislação migratória, principalmente no que diz respeito aos deveres como empresário.

Uma dica é verificar se o seu visto está como turista ou patrocinado por alguma empresa, caso afirmativo, isso irá te impedir de abrir um negócio no país. Faça seu TFN o quanto antes.

Sendo assim, confira a quantidade de horas que permite o seu visto e trabalhe de acordo com o que está estabelecido. Vale salientar que o visto de estudante também permite abertura de uma empresa na Austrália, basta não ultrapassar 40 horas quinzenais de trabalho e cumprir com suas obrigações estudantis.

Para mais informações sobre a legislação migratória para abertura de empresas na Austrália, confira o Guia completo para empreender na Austrália, elaborado pela embaixada do Brasil em Camberra e o Governo Brasileiro.

Veja também como empreender no Instagram.

2- Escolha o tipo de negócio para empreender

Escolher o tipo de negócio para empreender envolve optar por uma estrutura, isto é, abrir uma empresa independente (Company), ser empresário individual (Sole Trader) ou uma sociedade (Partnership), entre outras opções.

Você pode abrir uma franquia, empresa online, empresa domiciliar, prestador de serviço ou importador e exportador.

3- Faça todos os registros e licenças da sua empresa

dica de como empreender na austrália

Se você escolheu ser um Solar Trader (empresário (a) individual), ou seja, um microempreendedor individual que vende ou oferece um serviço, vai precisar de:

• Registro do ABN (Australian Business Number) no site Australian Business Register;
  • Possuir o TFN (Taxi File Number), semelhante o CPF no Brasil;
  • Ter um nome comercial ou marca patenteada.
  • Feito isso, o empreendedor terá que verificar todas as licenças necessárias, seguros e registros para sua atividade e tipo de empresa.

Veja também como abrir um Hostel.

4- Fique atento aos impostos do seu negócio na Austrália

Neste tópico, se precisar contrate um contador, pois dependendo do tipo de empresa, uma ajuda na parte fiscal fará toda a diferença.

O tipo de empresa também influencia no pagamento de imposto, pois se você receber menos de 18 mil dólares, está isento de pagar impostos.

5- Pesquise o mercado e faça a divulgação do negócio

Uma dica bem importante é sempre pesquisar o mercado antes de abrir uma empresa, e conte com ajuda dos brasileiros que vivem na Austrália, pois existem diversos grupos nas redes sociais que apoiam os empreendedores brasileiros.

Criar uma rede de network com outros brasileiros que poderão te ajudar na divulgação do seu negócio, principalmente se você está começando.

Essas foram as dicas de como abrir um negócio na Austrália, esperamos que você tenha muito sucesso ao empreender no país.

Veja como começar um negócio com 100 reais.