Como abrir um Hostel – Investimentos, dicas e passo a passo

Como abrir um hostel? A primeira coisa é conhecer o mercado e tipo de negócio, definir o público-alvo, investir em uma boa estrutura, legalização e definição de algumas regras para boa convivência dos seus hóspedes.

Se você quer aprender na prática como abrir um hostel no Brasil, continue a leitura desse artigo e saiba como montar o seu negócio.

Veja também mais dicas de negócios para montar.

Como abrir um hostel com pouco dinheiro – Conheça esse tipo de negócio

como montar um hostel

Antes de abrir um hostel, saiba que esse mercado está interligado com o ramo hoteleiro, atualmente não existe uma legislação vigente para esse tipo de negócio.

Isso não quer dizer que você vai montar o hostel de qualquer jeito, pelo contrário, assim como toda empresa precisa de plano estratégico, uma boa gestão e conhecimento do seu público-alvo.

Definição do público-alvo

Os hóspedes de hostel costumam ser turistas internacionais e nacionais, principalmente mochileiros e pessoas que viajam em grupo, como estudantes.

Esse tipo de negócio é destinado às pessoas com um nível de cultura elevado, orçamentos mais limitados e que acreditam na economia coletiva. Portanto, buscam se hospedar mais pela experiência do espaço, do que pela sofisticação do local.

Conhecendo os investimentos iniciais para abrir um hostel

Pensando na definição do público para o hostel, você já pode imaginar que os investimentos iniciais podem ser baixos, podendo até abrir um espaço na sua casa.

A localização e uma estrutura aconchegante fazem todo o diferencial, por isso, capriche na mobília e decoração do seu hostel. Algumas opções são:

• Quartos com beliches e treliches;
  • Espaço com armários;
  • Cozinha bem equipada;