Como montar uma casa de repouso?

Como montar uma casa de repouso é o primeiro passo que os empreendedores devem saber para montar o planejamento do próprio negócio. É fundamental que esse ambiente ofereça conforto e comodidade para todos.

De maneira geral, o investimento inicial para montar uma casa de repouso é de R$ 200 mil. Mas esse valor é variável, ou seja, pode ser diferente por conta de diferentes aspectos. Isso porque, assim como escolher um local para a instalação do estabelecimento, é importante incluir a contratação de colaboradores.

Como montar uma casa de repouso: Estrutura para o seu negócio

Antes de saber como montar uma casa de repouso, os empreendedores devem ter em mente que o local deve ter, no mínimo, cinco quartos de estrutura grande. Também é importante possuir uma cozinha, três banheiros e uma sala.

O aluguel desse estabelecimento deve ser colocado no valor do investimento. E, além do local para a instalação de seu negócio, também é importante que haja remédios, móveis para o atendimento, macas e outros acessórios.

A estrutura dos quartos pode ser individual ou compartilhada, levando em consideração a necessidade de cada habitante e o quanto podem pagar para obter esse tipo de serviço.

Quanto aos outros locais do estabelecimento, é fundamental que sejam bem ventilados, sendo essencial que os locais para alojamento contem com a presença de luz natural. O ideal é criar quartos voltados para receber o Sol da manhã, já que esse período não é tão quente quanto o da tarde.

Lembre-se de incluir e analisar todos esses locais e acessórios no momento do investimento no imóvel.

Localização para instalar uma casa de repouso

Algumas características devem ser consideradas no momento de escolher o local para montar uma casa de repouso. São eles:

• Essencial que o estabelecimento seja bem localizado
  • O ambiente deve ser distante de áreas com concentração de barulho
  • Além de ser um ambiente tranquilo, a área não pode ser muito poluída ou apresentar grande violência

Então, no momento de escolher o local para montar uma casa de repouso, lembre-se que a vizinhança deve ser respeitosa e acolhedora para realização das atividades diárias.

Contratação de colaboradores

Contratação de colaboradores casa de repouso

No momento de seu planejamento, outro investimento que deve ser incluído é a contratação dos colaboradores.

De maneira geral, será necessário possuir um quadro fixo de colaboradores no local, são eles:

• Dono: De maneira geral, ele é quem cuidará da parte administrativa da casa de repouso
  • Enfermeiras: É fundamental que o ambiente conte com, no mínimo, duas enfermeiras
  • Cozinheiras: Assim como as enfermeiras, também é importante contratar duas cozinheiras
  • para o local
  • Técnico de Enfermagem: Também é importante manter dois técnicos de enfermagem no quadro fixo de colaboradores da empresa
  • Médico: No local, é necessário possuir um médico
  • Faxineira: Também é importante possuir uma faxineira trabalhando na casa de repouso

Claro que, com o passar do tempo, esse número de colaboradores pode aumentar. Isso vai acontecer conforme a casa de repouso se desenvolve.

Lembre-se que todos esses aspectos estão incluídos no investimento inicial de seu negócio, ou seja, incluso no valor de R$ 200 mil.