Como montar uma funerária: dicas de instalação e documentos necessários
Como montar uma funerária e ter sucesso com o seu negócio próprio é algo que os empreendedores desse segmento almejam. O que muitas pessoas não imaginam é que sim, é possível alcançar o sucesso com uma funerária.
O motivo de ser um bom negócio e lucrativo é simples: mesmo que muitos acreditem que não é possível conquistar muito dinheiro com uma funerária, mas a verdade é que a concorrência é baixa.
Inclusive, muitos clientes precisam contratar esses serviços. E, com poucos concorrentes, é fácil criar algo que entregue o que os consumidores estão buscando.
Como montar uma funerária de sucesso?
Os empreendedores que desejam saber como montar uma funerária devem ter em mente que esse é um negócio extremamente lucrativo. Sendo assim, é fácil alcançar o sucesso com ele.
Mesmo que os populares não acreditem que esse negócio seja lucrativo, a concorrência é extremamente baixa. Isso leva a criação de estratégias que conquistem mais clientes, atendendo todos os seus objetivos e desejos de maneira eficaz.
Atualmente, no Brasil existem cerca de 5 mil funerárias registradas. Esse é um número excelente para os 150 milhões de habitantes no país.
Mas antes de se aventurar no conhecimento de como montar uma funerária, os empreendedores devem compreender como esse segmento funciona.
E principalmente ter a humanidade e a empatia necessária para atuação no setor, que lida com os sentimentos e momentos em que as pessoas estão fragilizadas.
São as funerárias responsáveis pela retirada dos corpos do IML, levar até a empresa e realizar todos os procedimentos necessários. Todos os serviços disponíveis e entregues variam de acordo com a funerária contratada.
Onde instalar uma funerária?
Antes de pensar no local em que sua funerária será instalada, é preciso se organizar e planejar o serviço de sala de preparação. Pois será nesse local que o corpo será embalsamado e ornamentado.
Com essa sala de preparação, a funerária deve estar instalada, no mínimo, a 5 km de distância das demais residências. E isso deve ser seguido pois é uma regra criada pela própria Anvisa.
Além de ser um imóvel regularizado, o local selecionado deve ser em uma região de fácil acesso. Também é necessário que o ambiente tenha seu próprio estacionamento e, se possível, seja próximo a hospitais, cemitérios, necrotérios e clínicas médicas.
Para finalizar todo o procedimento de como montar uma funerária, leve em consideração pesquisar e estudar como o mercado funciona. Lembre-se de pesquisar sobre seus concorrentes, o perfil dos consumidores, qual o valor do aluguel do imóvel e observar a relação do bairro que será instalado.
Quais documentos são necessários?
Antes de iniciar o processo de como montar uma funerária, é essencial ter em mente que a instalação regular desse negócio necessita de alguns documentos.
Vale ressaltar que seu negócio deve estar registrado nos seguintes órgãos:
- Caixa Econômica (INSS/FGTS)
- Corpo de Bombeiros
- Entidade Sindical Patronal
- Junta Comercial
- Prefeitura
- Secretaria da Receita Federal
- Secretaria Estadual da Fazenda
Vale ressaltar que a prefeitura deve realizar uma consulta no local em que sua funerária for instalada.