Semeadura de Orquídeas: entenda como funciona!

A semeadura de orquídeas é uma das opções para realizar a produção dessas mudas, como uma forma de iniciar um novo negócio. Elas acontecem, exclusivamente, em um laboratório. Esse tipo de produção é recomendado para as pessoas que desejam investir em um ótimo negócio.

Desde 1922, esse tipo de cultivo de orquídea in vitro vem ocorrendo. Durante esse período, a criação foi realizada pelo professor Lewis Knudson. Ter conhecimento sobre essa opção de semeadura de orquídeas é essencial para quem deseja trabalhar com esse tipo de negócio.

O que é a semeadura de orquídeas?

O tamanho das sementes equivale a 1 a 2 mm de comprimento, com 0,5 a 1 mm de largura. Elas são colocadas dentro de uma cápsula, formadas atrás de uma flor depois que a fecundação for realizada.

Mas como essas sementes são bastante pequenas, elas não contam com uma reserva, sendo necessário possuir um ambiente para que a germinação ocorra.

semeadura de orquideas

Na natureza, a cápsula tende a se romper e as sementes são espalhadas pelo vento. Isso ocorre porque elas são bastante leves, fazendo com que elas sejam levadas a locais distantes.

Mas para que elas consigam passar pelo processo de germinação, é necessário que elas tenham contato com tipos específicos de fungos. Então, a taxa de probabilidade disso acontecer é pequena.

Isso faz com que a necessidade de semeadura de orquídeas in vitro seja essencial, principalmente para quem trabalha com o cultivo delas. Essa técnica também favoreceu aqueles que realizam o cultivo sustentável, já que é crime retirar as espécies nativas da natureza.

Além do cultivo de orquídeas, é possível também cultivar e sembrar café, caso queira outra opção para começar um empreendimento!

Veja, a seguir, técnicas de sucesso para realizar a semeadura de orquídeas. Essas dicas são fundamentais para quem deseja cultivá-las com sucesso.

Por que investir na semeadura de orquídeas? Dicas de sucesso!

Se você deseja investir em um negócio de sucesso, a semeadura de orquídeas pode ser uma excelente opção! Isso ocorre pois o cultivo de flores vem crescendo cada vez mais no Brasil. Esse tipo de negócio é ainda maior nas regiões Sul e Sudeste do país.

Vale ressaltar que esse mercado ainda está em crescimento em nosso país, sendo assim, os cultivadores não encontram grandes concorrentes. Isso é essencial para criar seus próprios métodos de trabalho, incentivando o crescimento de seu negócio.

semeadura de orquideas

Conheça, a seguir, dicas essenciais para a semeadura de orquídeas em nosso país:

Escolha um ótimo local para cultivá-las

As orquídeas têm uma facilidade grande de se adaptar com diferentes condições climáticas. Mas é essencial escolher um bom espaço para cultivar esse tipo de planta. Um dos principais motivos para que essas flores cresçam está em cultivá-las em um local com grande luminosidade.

Prepare o local para realizar o plantio

Essa é uma planta muito resistente, mas isso não significa que ela desenvolverá todos os nutrientes necessários se o terreno não for adequado. Sendo assim, prepare o local para realizar o plantio de suas orquídeas.

Realiza a semeadura de orquídeas

Trata-se de dois métodos: um deles é depositá-las diretamente ao solo. A segunda é manter as sementes em um vaso para que elas se tornem mudas. E, na sequência, decidir colocá-las no solo ou não.

Irrigar sua plantação

Os cultivadores devem ter em mente que as orquídeas necessitam de umidade controlada para se desenvolverem corretamente. Durante a germinação de seu plantio, mantenha o solo úmido. Basta realizar a irrigação três vezes na semana, com intervalos de dois dias. Vale ressaltar que a irrigação deve ser mecânica.

Faça a colheita das orquídeas

A colheita das orquídeas irá depender da maneira que ela foi plantada e a finalidade que você tem com elas. Caso elas tenham sido fixadas em vasos, elas já estão preparadas para a comercialização.

Se ela tem outra finalidade, como a extração da essência, será necessário podar os seus galhos. Lembre-se de ter cuidado nesse momento.

Por fim, além do ramo do cultivo de flores, é possível investir em plantar cebolas, pode ser mais lucrativo do que parece!