Loja de material de construção pequena – Como montar a sua

Abrir uma loja de material de construção pequena é uma oportunidade de negócio para abrir na sua cidade. Com algumas dicas práticas, será possível tornar o sonho de empreender em realidade. Confira como fazer aqui neste artigo.

O setor de materiais de construção é um mercado bem aquecido, já que os investimentos em obras e pequenos reparos esteve em alta durante o primeiro ano de pandemia. Hoje ainda é um dos setores que mais cresce.

Por isso, abrir uma loja de material de construção pequena exige planejamento estratégico e conhecimento do mercado para empreender nesse tipo de negócio.

loja de material de construção pequena

Loja de material de construção pequena – Como montar

Após pesquisar o mercado e as possíveis estratégias para montar uma loja de material de construção pequena. Veja quais os principais passos para abrir o seu negócio de forma prática e lucrativa.

Comece com um planejamento financeiro para a loja

O planejamento financeiro para a loja de material de construção pequena é bem importante logo de início, pois é nesse momento que você monta um plano de ações para o seu negócio.

Determine todos os investimentos, despesas, receitas e faturamento com base em uma expectativa realista. Mercados como de materiais de construções também podem ocorrer mudanças, por isso a importância de trabalhar com um cenário pessimista.

Veja também como abrir uma construtora.

Pesquise sobre seus principais concorrentes

Com o planejamento financeiro em dia é hora de se inspirar e nada mais viável, do que pesquisar sobre os principais concorrentes da sua loja de materiais de construção.

A partir dessa pesquisa, você consegue traçar as melhores metas e desafios do seu próprio negócio. Aproveite as falhas dos seus concorrentes e se destaque oferecendo soluções para o público-alvo do setor.

Ponto comercial para loja de material de construção pequena

O ponto comercial para loja de material de construção pequena deve priorizar a boa localização. Escolha locais de fácil acesso e fluxo de pessoas (incluindo PCD) e espaço para estacionamento.

Com aproximadamente 100 m² você consegue montar uma estrutura com escritório, depósito, prateleiras para produtos e vitrine para o marketing da loja. Invista também na decoração da loja, organização, iluminação, ventilação e bem-estar de clientes e funcionários.

como montar uma loja de material de construção

Faça a lista de produtos para loja de materiais de construção

Para o empreendedor que está montando uma loja de material de construção pequena a dica é começar com os produtos mais básicos e com vendas garantidas como: cimento, tijolos, pedras, areia, telhas, revestimentos, materiais hidráulicos, elétricos e muito mais.

Aos poucos você pode aumentar o mix de produtos da sua loja conforme a demanda dos seus clientes.

Escolha os fornecedores para sua loja

Agora que você já possui uma lista de materiais de construção para vender na sua loja, encontre os fornecedores ideais para o seu negócio.

Pesquise parceiros de negócio que priorizam o melhor custo-benefício dos produtos, orientações técnicas e logística de entrega dos materiais. Avalie também o atendimento para obter uma segurança na hora da compra.

dicas para abrir uma loja de construção

Legalize a loja de material de construção pequena

Para prevenir dores de cabeça no futuro, ao montar uma loja de material de construção pequena pense também na legalização. Se necessário, contrate logo de início um contador para te ajudar com a papelada de regularização da sua empresa.

De modo geral, você vai precisar criar um CNPJ, Contrato Social, fazer inscrições Estaduais e Municipais, obter Alvarás e outros Registros necessários para abrir sua loja de material de construção pequena.