Gestor de marketing digital: Guia completo da profissão
O gestor de marketing digital é uma das profissões mais buscadas no mercado, isso porque as empresas estão cada vez mais marcando presença na internet.
Indispensáveis para campanhas online e mensuração de resultados, o gestor contribui ativamente no setor de Marketing de uma empresa, principalmente na atuação digital.
Quer conhecer mais sobre a profissão de gestor de marketing digital? Então não deixe de ler este artigo para saber tudo que esse profissional faz, quais os requisitos para ingressar na área e informações importantes como salário e vantagens.
Acompanhe!
Gestor de marketing digital – O que faz?
O gerente de marketing digital é responsável por coordenar campanhas de MKT nas mídias sociais, desenvolver, analisar, monitorar, gerenciar e fiscalizar ações a partir de conteúdos veiculados no Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e entre outras plataformas digitais.
Além das redes sociais, o gestor também dirige campanhas para motores de buscas e outros aplicativos. Dependendo da empresa, esse profissional também poderá atuar em estratégias para desenvolvimento de um aplicativo em si.
Veja também o que é preciso para abrir um negócio próprio.
Requisitos para se tornar um gestor de marketing digital
Para se desenvolver com eficácia na profissão, o gestor de MKT digital precisa atender alguns requisitos como ter conhecimentos teóricos, habilidades digitais e competências para coordenar uma equipe.
Entre as principais atribuições do gestor de marketing digital estão:
- Estratégias em ações de Marketing Digital;
- Desenvolvimento de campanhas na internet;
- Planejar cronograma;
- Utilização de Benchmarking (Mensurar métricas e práticas de negócio);
- Estudo do sistema de marketing e seu funcionamento
- Definição de público-alvo e estudo comportamento do consumidor;
- Criação de canais de comunicação;
- Ter conhecimento em ferramentas de marketing digital;
- E-mail Marketing e automação;
- Marketing viral;
- Desenvolvimento de landing page;
- Conhecimentos em ferramentas como SEO e SEM;
- Google Analytics;
- Gestão de Mídias Sociais e e-commerce;
- Usabilidade na Web;
- Produção de conteúdo digital (Blog, posts, descrição de produtos e etc).
Veja também como empreender no Instagram.
Além desses atributos, o gestor precisa criar estratégias de autoridade na internet e entre outras atividades que irão depender das exigências das empresas.
Você pode escolher entre um curso online com duração média de 6 meses a 1 ano ou cursar graduação em Marketing, publicidade ou comunicação social que dura em média 4 anos, além da especialização em Marketing Digital.
Salário de um gestor de marketing digital
O salário de um gestor de MKT Digital varia de acordo com o grau de especialização, porém, neste cargo de gerência pode se igualar às categorias de analista e gerente.
Um gestor sênior em marketing digital pode ganhar entre R$ 10 mil a R$ 15 mil, o analista júnior ganha entre R$ 2 mil a R$ 3 mil, podendo atingir um salário de R$ 7 mil no caso de domínio do inglês.
Você também poderá trabalhar como freelancer, abrindo sua própria empresa de gestão em marketing digital, os ganhos podem ser bem vantajosos, com projetos lucrativos de R$ 7 mil cada.
A vantagem de trabalhar como PJ (Pessoa Jurídica) é que você terá mais liberdade para escolher seus parceiros, trabalhando com uma cartela de clientes diversificada.
Além disso, ao trabalhar como gestor de MKT Digital Freelancer não será necessário investir muito no seu negócio, visto que o desempenho das atividades é feito pela internet através da gestão de blogs e sites de clientes.
Essa também é uma forma de ingressar no mercado de trabalho desempenhando a profissão de forma autônoma, conseguindo bons clientes e cases de sucesso para agregar valor a sua carreira como gestor de marketing digital.