Farmácia do trabalhador – Como abrir?
A farmácia do trabalhador foi um negócio de case de sucesso, hoje ainda existem algumas lojas atuando no Brasil, mas o modelo de franquia está passando por uma reestruturação.
Fundada em 1996 em Garanhuns, Pernambuco, a Farmácia do Trabalhador cresceu rapidamente e se estendeu para diversas regiões do país.
Em 2014, chegou a 1100 lojas próprias e 31 franqueadas atuando nas regiões nordeste e norte do Brasil.
Quer saber se ainda é possível abrir uma Farmácia do Trabalhador na sua cidade, então te convido a continuar a leitura do artigo de hoje.
Veja também outras franquias.
Como abrir uma franquia da farmácia do trabalhador?
Infelizmente, hoje não é possível abrir uma franquia da Farmácia do Trabalhador, pois a rede está passando por uma reestruturação, onde ainda não se sabe se a empresa irá continuar com o projeto de franquias.
No entanto, algumas Farmácias do Trabalhador ainda funcionam em vários estados brasileiros, somando 283 lojas da farmácia do trabalhador no Brasil.
Caso você queira acompanhar novas informações, acesse o site da empresa, ligue no telefone (11) 3164-3868 ou envie um e-mail para [email protected].
Veja também como montar meu próprio negócio em casa.
O que aconteceu com a Farmácia do Trabalhador?
Agora que você já sabe que precisa aguardar para abrir uma Farmácia do Trabalhador na sua cidade, entenda o que aconteceu com a rede FTB.
Em 2004 a empresa começou a expandir o seu negócio para outros estados além de Pernambuco, chegando a 22 lojas próprias.
Passando um tempo, a rede FTB cresceu ainda mais, entre 2009 a 2013 abriu 1000 lojas na região Norte e Nordeste do Brasil, em 2014 contava com mais 100 lojas, totalizando 1100 Farmácia do Trabalhador.
No mesmo ano de 2014, na modalidade de franquia, a rede já havia aberto 31 lojas franqueadas, que precisaram passar por um processo de reestruturação.
Veja também quanto custa para abrir uma farmácia.
Crescimento da empresa e suas consequências
Com o grande crescimento e sucesso nas cidades montadas, em 2015 a rede de lojas e franquias da Farmácia do Trabalhador começou a sofrer alguns problemas, por causa da retração da economia e dívidas da empresa.
Foi neste período que começou a redução na quantidade de lojas, passando de 1100 lojas abertas em 2016 a uma redução drástica gradualmente, sendo que em 2019 passou a operar apenas com 283 unidades.
As dívidas, por sua vez, já passavam de 400 milhões de reais, sendo necessário pedir uma recuperação judicial para manter a empresa.
Esse processo de recuperação foi aprovado em 2020, onde o Grupo Anastácio Rodrigues adquiriu as 283 unidades restantes da Farmácia do Trabalhador.
Veja também como abrir uma franquia de farmácia.
Investimento para abrir uma franquia da Farmácia do Trabalhador Brasil
Para abrir uma Farmácia do Trabalhador do Brasil na sua cidade, você teria que investir um valor de R$ 195 mil reais, estimativa proposta em 2017.
Dentro desse valor já estava incluso a reforma do local, taxas adicionais e equipamentos necessários para sua farmácia atender.
Contudo, esse valor poderia variar por uma série de fatores, como o tamanho do estabelecimento, localização e estrutura da farmácia.
Na época o prazo de retorno era de 24 a 28 meses, um prazo consideravelmente pequeno se comparado com outros tipos de franquias.
Mas o que garantia o sucesso e bons lucros para o franqueado era o nome da empresa, conhecida há mais de 20 anos no mercado de farmácias e drogarias.