Como montar um consultório de psicologia – Passo a passo e dicas de sucesso

Veja aqui como montar um consultório de psicologia com passo a passo de todas as etapas, desde a escolha da localização, legalização do negócio e divulgação do seu espaço para atendimento dos clientes.

A procura por consultórios de psicologia vem aumentando a cada ano, isso porque, as pessoas estão cada vez mais se preocupando com a saúde mental.

Por isso, viver da clínica psicológica é o sonho de muitos profissionais e pode, sim, se tornar um sonho possível de realizar. Basta estudar temas relacionados ao empreendedorismo e criar estratégias para montar o consultório de psicologia na sua cidade.

Veja também mais ideias de negócios lucrativos.

Como montar um consultório de psicologia – Siga o passo a passo

Para você profissional que deseja aprender como montar um consultório de psicologia para atender seus clientes, separamos um passo a passo para seguir e começar a planejar o seu negócio.

como montar um consultório de psicologia

Escolha a melhor localização do consultório

Uma das primeiras grandes e importantes decisões ao abrir uma clínica psicológica é a localização, que pode ser um espaço comprado, alugado ou sublocado.

Esse espaço deve atender às exigências sanitárias e do código de ética da profissão, como uma estrutura com acessibilidade de pessoas, banheiros e salas aconchegantes para os atendimentos.

Se você está iniciando na área, uma dica para economizar é apostar nas salas sublocadas com estrutura pronta para realizar atendimentos e receber seus clientes/pacientes/consulentes.

Depois veja algumas dicas para prosperar o seu negócio.

Saiba quais são as exigências legais

Além de atender às exigências do código de ética psicológico o profissional precisa se preocupar com a parte burocrática do negócio, atendo as exigências legais como:

• Registro do consultório junto ao Conselho Federal de Psicologia;
  • Regularizar junto à ANVISA e Corpo de Bombeiros;
  • Ter alvarás municipais e estaduais;
  • Registrar o Contrato Social;
  • Tirar CNPJ;
  • Conhecer sobre os tributos e impostos.

Se precisar, conte com um contador ou empresa de contabilidade para auxiliar nos processos legais do seu negócio.

como fazer uma clínica de psicologia

Invista na estrutura para o espaço

Outro ponto importante é pensar na infraestrutura para a clínica psicológica, com móveis confortáveis como poltronas, cadeiras, mesas, divã e espaço adequado com revestimento acústico para atendimento sigiloso.

No caso de atendimento psicológico infantil, invista em uma sala equipada com brinquedos, testes psicológicos e móveis aconchegantes.

Busque criar um ambiente harmonioso para o consultório, oferecendo credibilidade e confiança para o seu paciente.

Defina seu nicho de atuação

Falando em confiança profissional, uma das formas de transmitir esse valor ao cliente é definindo seu nicho de atuação com investimento em capacitação profissional e marketing para psicólogo.

Comece definindo o seu público-alvo, abordagem psicológica e as formas de atendimento seja no presencial e online. Aproveite também para se credenciar em planos de saúde que ajudam a divulgar seu nicho de atuação.

Arrase na divulgação do consultório de psicologia

Após entender como montar um consultório de psicologia não se esqueça de investir em divulgação, seja através de um site profissional e perfil nas redes sociais.

O perfil do psicólogo nas redes sociais é uma forma de alcançar mais clientes para o seu negócio, porém, é preciso tomar cuidado ao divulgar conteúdos no seu perfil profissional.

Atenda o código de ética da profissão, não divulgue promoções, dados ou fotos de paciente e mantenha sempre os seus contatos atualizados.