Como abrir uma escola infantil – Guia completo

Veja aqui neste artigo como abrir uma escola infantil em um guia prático e completo para seguir e ter sucesso no seu negócio.

Além de um passo a passo de como montar uma escola infantil, descubra também o que será preciso para a montagem da estrutura, corpo docente e atividades disponíveis.

Como abrir uma escola infantil

como abrir uma escola infantil

Todo negócio precisa de planejamento, desde a definição do produto e público-alvo, atender às legislações vigentes, definir localização e diversos outros fatores que devem estar no seu plano de como abrir uma escola infantil.

Definir o público que será atendido

Para quem deseja montar uma escola infantil, o primeiro passo é definir o seu público, determinando qual a faixa etária de criança que será atendida.

Em uma escola infantil você pode atender crianças até os dez anos do ensino fundamental, sendo este um público grande para definir.

Veja também atacado de materiais escolares.

Atender a legislação para abrir uma escola infantil

Antes de abrir uma escola infantil, você vai precisar atender as legislações vigentes como abertura de CNPJ, além de atender às Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Código de Direito do Consumidor.

De modo geral, os principais documentos para montar uma escolinha infantil são:

• Certidões negativas dos cartórios de protesto;
  • Planta do imóvel utilizado;
  • Projeto político-pedagógico;
  • Regimento escolar;
  • Plano de capacitação contínua do quadro de colaboradores;
  • Descrição de materiais e acervos da escola, identificando cada espaço;
  • Relação dos recursos humanos da escola, descrevendo as funções e o horário de funcionamento.
  • Definir a quantidade de alunos por sala, de acordo com a Legislação.

dicas para abrir uma escola para crianças

Escolha a localização da escola infantil

A escolha da localização é outro ponto importante na hora de abrir uma escola infantil, devendo ser instalada em uma área de grande fluxo de pessoas, principalmente, perto de residências e condomínios onde moram famílias com crianças.

Veja também como montar um buffet infantil.

Pense na estrutura física

Pense na estrutura física que envolve toda uma pesquisa de mercado e de público-alvo.

No caso da escola de educação infantil, priorize alguns espaços indispensáveis, como bom estacionamento, salas de aula, espaço para alimentação, banheiros, secretaria, salas para os professores e demais colaboradores

Não se esqueça dos ambientes recreativos, como parquinho, biblioteca, salas temáticas e para atividades extracurriculares.

Determine as atividades oferecidas

As atividades oferecidas na escola de educação infantil devem ser determinadas de acordo com o público, isto é, a faixa etária das crianças.

Esse ponto também irá ajudar na montagem da estrutura física, na compra de equipamentos e contratação de profissionais.

Ter uma equipe para montar a escola infantil

Uma escola precisa ter uma equipe qualificada para prestação de serviço. Pensando nisso, listamos quais os profissionais podem fazer parte do seu negócio.

• Professores e auxiliares de classe;
  • Equipe administrativa com diretor, coordenador e etc;
  • Auxiliar administrativo;
  • Profissional do financeiro;
  • Psicólogo e/ou psicopedagogo;
  • Cozinheiro;
  • Auxiliar de limpeza;
  • Porteiro ou segurança.

O que precisa para montar uma escola infantil?

Para abrir uma escola de educação infantil você precisa montar um plano de negócio e de gestão, isto é, organizar toda a estrutura e funcionamento.

Não deixe de atender todas as leis de funcionamento, assim como, de Defesa do Consumidor e ter conhecimento sobre o ECA (Estatuto da Criança e adolescente). Contrate um contador.

Toda a estrutura precisa ter segurança para as crianças, desde a sala de aula até a área externa com o parque com muros e portões.

Agora que você já sabe como abrir uma escola infantil, coloque a mão na massa e planeje o seu negócio usando nossas estratégias.