Como abrir uma empresa de transporte rodoviário de cargas?

Veja como abrir uma empresa de transporte rodoviário de cargas, com um passo a passo para localização, escolhendo o tipo de carga transportada, estrutura e demais questões importantes para o seu negócio.

O negócio de transporte rodoviário de cargas é destinado tanto para empresas que precisam transportar mercadorias, quanto para pessoas físicas. Por isso, a importância de uma empresa física e frota grande de caminhão.

É um negócio bastante lucrativo, já que na maioria dos transportes de cargas, a logística é feita pelas rodovias, podendo ser transportado alimentos, mercadorias, carros e móveis, entre outros.

Veja também ideias de negócios em alta.

Como abrir uma empresa de transporte rodoviário de cargas

investimentos empresa de transportes de carga

Para abrir uma empresa de transporte rodoviário de cargas você vai precisar decidir algumas questões, tanto no investimento de tempo para planejar, quanto de dinheiro para investir no seu negócio.

Localização da empresa de transporte rodoviário de cargas

A localização da empresa de transportes rodoviário será primordial para o sucesso do negócio, por isso, escolha um local perto de centros industriais, de fácil acesso dos clientes e também dos funcionários.

Escolhendo o tipo de carga para transportar

Para você que está começando esse negócio de transportes de cargas pelas rodovias, uma dica é iniciar pelos produtos mais simples, como alimentos, mudanças e móveis, podendo investir depois em contêineres, transporte de carros e motos.

Veja também como ser entregador do Mercado Livre.

Construção da estrutura

A estrutura da empresa de cargas precisa ter pelo menos 50 m² para um espaço para escritório, com móveis essenciais como mesa, cadeiras, bancada, computador e demais equipamentos para trabalhar no administrativo.

Com aproximadamente R$ 300 mil você consegue montar um bom espaço para escritório, bem como um pátio de 80 m² para guardar os caminhões.

Frota de caminhões para transporte de cargas

frota de caminhões

Dependendo do modelo e ano do caminhão, você vai precisar investir de R$ 100 mil a R$ 300 mil por unidade.

Mas antes, defina o tipo de carga que será transportada pela empresa, pois as mercadorias do frigorífico, os caminhões precisam ser equipados para não prejudicar a carga.

Por outro lado, para transportes de mercadorias menores, um furgão pode ser um ótimo investimento inicial, já que o valor de um modelo usado custa até R$ 100 mil.

Não se esqueça de investir em seguros dos caminhões e equipamento para rastreio de carga, isso ajuda a prevenir assaltos e roubos de cargas.

Veja também como ser motorista indriver.

Contratação de colaboradores para sua transportadora

Para montar uma empresa de transporte rodoviário, você vai precisar investir em contratação de colaboradores para os seguintes cargos:

• Motorista de caminhão;
  • Recepcionista;
  • Auxiliar administrativo administrativo/financeiro;
  • Atendente com experiência em negociação e logística;
  • Auxiliar de serviço gerais.

Você pode escolher entre contratar um mecânico fixo ou uma empresa terceirizada, do mesmo modo ocorre com a contabilidade da empresa de transporte de cargas rodoviárias.

Legislação para empresa de transporte rodoviário

legislação para empresa de transporte

Para garantir que sua empresa esteja em dia, verifique todos os documentos para abertura legal do negócio de transporte rodoviário de cargas.

• Razão Social e registro na Junta Comercial;
  • Inscrição com CNPJ/MF;
  • Inscrição municipal e estadual;
  • Alvarás e licenças da prefeitura e bombeiro.

Depois de estar em dia com o local, frota de caminhões, equipamentos e tudo que precisa para abrir a empresa de transporte rodoviário de cargas, invista em divulgação, podendo ser feita através de um site profissional, nas redes sociais, outdoors e através de uma rede de network.

Se você te interessa empreender nesse segmento, confira como abrir uma transportadora, clique aqui.