Como abrir uma casa de repouso – Dicas para empreender

Quer dicas de como abrir uma casa de repouso? Aqui neste post você vai aprender como montar uma casa para idosos na sua cidade, com investimento inicial a partir de R$ 200 mil.

Além de um capital de investimento para montagem do espaço e compra de equipamentos, você também vai precisar contratar uma equipe profissional e atender todas as Leis e normas que regulam esse tipo de negócio de negócio para abrir.

Saiba que com o aumento dos habitantes da terceira idade no Brasil, no ano de 2030 estima-se que o país terá a 5ª população mais idosa do mundo e este pode ser um tipo de negócio bem lucrativo.

Portanto, se você quer saber como abrir uma casa de repouso na sua cidade, te convido a continuar a leitura deste artigo.

Veja como abrir uma casa de repouso passo a passo

Como abrir uma casa de repouso – Passo a passo

Uma das primeiras dicas de como abrir uma casa de repouso é fazer uma pesquisa do mercado, principalmente na sua região, buscando conhecer as demandas por esse tipo de negócio.

Outra dica, para saber como montar uma casa de repouso é fazendo um planejamento, com a localização do espaço, montagem da estrutura, investimento em equipamentos e outros recursos indispensáveis que falaremos no passo a passo abaixo.

Veja também o que é preciso para abrir um negócio próprio.

1- Priorize a boa localização para a casa de repouso

O local para montar a casa de repouso é bem importante, precisa ser em uma região residencial, de fácil acesso de pessoas e automóveis, além de trazer muita tranquilidade para os acolhidos.

Locais como sítios de fácil acesso e perto de hospitais podem ser ótimas opções para abrir um lar para idosos na sua cidade.

2- Monte uma boa estrutura com equipamentos

Depois de escolher o local, monte uma boa estrutura com equipamentos apropriados para esse tipo de público.

Priorizando a segurança da casa, com uma planta térrea, sem escadas ou degraus que possam dificultar a locomoção.

Monte uma estrutura acolhedora, com quartos equipados, cozinha, sala de TV e jantar, banheiros, área externa para lazer e entre outros recursos.

Veja também como abrir uma escola infantil.

3- Legalize a casa de repouso

Ao abrir uma casa de repouso, você vai precisar legalizar o espaço tirando todas as licenças para o funcionamento do negócio.

Para te ajudar, selecionamos uma lista de documentos indispensáveis para montar o seu lar para idosos.

• Abertura de empresa com CNPJ;
  • Registros na Junta Comercial;
  • Ter uma inscrição municipal e estadual;
  • Alvará de localização e Vigilância Sanitária;
  • Enquadramento na entidade sindical patronal e Conselho Regionais dos Profissionais contratados;
  • Aprovação do Corpo de Bombeiros;
  • Inscrição no Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa.

dicas para abrir um asilo

5- Contrate profissionais qualificados

A contratação de profissionais qualificados agrega sucesso ao seu negócio, além disso, é uma das exigências para legalização da casa de repouso.

Além de uma experiência com o público, os profissionais precisam ser atenciosos e gostarem de trabalhar com pessoas idosas.

Na maioria das casas para idosos a contratação de profissionais como técnicos em enfermagem, farmacêuticos, cuidadores de idosos, médicos e psicólogos são os mais indicados.

O que influencia na contratação desses profissionais é o desenvolvimento de um plano de tratamento para os idosos, isto é, determinar quais os tipos de serviços que serão oferecidos na casa de repouso.

Gostou das nossas dicas de como abrir uma casa de repouso? Se restaram algumas dúvidas, pode perguntar aqui nos comentários.