Margem de lucro loja de conveniência – Despesas e ganhos

Antes de considerar a margem de lucro loja de conveniência, você precisa calcular algumas despesas como aluguel do espaço, energia elétrica, taxas e tudo que o empreendedor precisa garantir para o funcionamento do seu negócio.

Além dessas despesas, saiba que esse tipo de loja pode render bons ganhos com um plano de negócio consolidado.

Uma das formas de lucrar é apostando em redes de franquias, onde o faturamento médio da loja de conveniência pode chegar a R $140 mil ao mês, segundo algumas redes de loja de conveniência como Select e AMPM.

Contudo, se você quer saber qual a margem de lucro loja de conveniência na sua cidade, confira como poderá ser calculado os seus ganhos neste post.

Veja também mais ideias de negócios para abrir.

Margem de lucro loja de conveniência

Margem de lucro loja de conveniência – Principais despesas

A primeira coisa para saber qual a margem de lucro loja de conveniência é retirando as despesas, principalmente das fixas.

Abaixo separamos as principais despesas fixas como energia elétrica, água, pagamento de funcionários e fornecedores, entre outros gastos mensais a se considerar.

Veja também quanto custa um posto de gasolina já pronto.

Margem de lucro loja de conveniência – Gastos com energia elétrica

Um dos custos mais altos em uma loja de conveniência é a energia elétrica, pois nesses estabelecimentos existem muitas máquinas como de café, geladeiras, freezer e o ar condicionado.

Agora pense que todos esses e demais equipamentos estarão funcionando 24 horas, ou grande parte do dia, sendo esta uma despesa fixa com valor elevado.

Margem de lucro loja de conveniência – Taxa de franquia

Muitas lojas de conveniência pertencem às redes de franquias que precisam ser consideradas como despesa. No caso da franquia AM/PM, o investimento inicial é a partir de R$ 300 mil e a taxa de franquia mensal é de aproximadamente R$ 22 mil. Além disso, você terá que desembolsar 6% de royalties e mais 1% do uso da publicidade da marca.

Veja também novidades para lojas de conveniência.

Margem de lucro loja de conveniência – Pagamento de funcionários e fornecedores

Outras despesas mensais envolvem o pagamento de funcionários e fornecedores de produtos para o seu negócio. Segundo algumas pesquisas, o salário médio de um caixa de loja de conveniência é de R$ 1337, isso sem adicional noturno que é mais 20% sobre o valor da hora de trabalho e outros benefícios.

Margem de lucro loja de conveniência – Impostos e outras despesas

O valor dos impostos vai depender do regime tributário escolhido para sua loja de conveniência.

Muitos empreendedores do ramo optam pelo Simples Nacional, que em 2017 passou por uma reforma nas cobranças das cargas tributárias.

Os comércios que faturam até R$ 180 mil por ano a alíquota é de 4%, já para quem fatura R$ 3,6 milhões e R$ 4,8 milhões ao ano, o percentual pode chegar até 19%. Esses são valores cobrados em cota única da DAS.

Não esqueça de considerar os valores pagos em taxas para uso de máquinas no seu estabelecimento e o aluguel do espaço, se houver.

Veja também equipamentos para montar uma loja de conveniência.

quanto lucra uma loja de conveniência

Ganhos em uma loja de conveniência

Para calcular a margem de lucro loja de conveniência, você precisa colocar no papel todas as despesas do seu negócio e definir o ticket médio da venda dos produtos.

De modo geral, o lucro varia entre 10% a 15% do valor do faturamento, mas algumas lojas conseguem chegar a uma lucratividade de 20%.

Pela facilidade no acesso e estratégias de venda dos produtos da loja de conveniência, ela costuma ser bem lucrativa, chegando a ticket médio de R$13, segundo algumas pesquisas.

Portanto, se a loja recebe 300 clientes por dia, o faturamento médio por dia é de R$ 3900, chegando a uma margem de lucro loja de conveniência em R$ 117 mil por mês.