Como plantar milho para silagem – Solo, sementes, clima e adubação

Como plantar milho para silagem? Com uma análise do solo, escolha das melhores sementes para silagem, adubação e outras dicas para fazer o cultivo do grão para essa finalidade.

O plantio de milho para silagem é destinado para a alimentação de gados de leite e de corte, por isso, será importante o manejo correto da produção, que começa pela plantação dos grãos.

Saiba tudo sobre este tema aqui neste artigo, agora mesmo.

Veja mais dicas de negócios para a área rural.

Como plantar milho para silagem

Conheça os principais passos para como plantar milho para silagem, já que este tipo de produto precisa de uma boa qualidade para escolha para os grãos, pois precisa ficar armazenada por longos períodos.

Veja também como ganhar dinheiro no sítio.

Solo ideal para plantio do milho para silagem

Escolha uma boa área para o plantio do milho para silagem, para construir uma lavoura, pense nos seguintes fatores:

• Capacidade do solo (biológico, químico e físico);
  • O solo precisa ser úmido o suficiente para o plantio, ser fácil de irrigar e receber a temperatura correta para o seu crescimento;
  • A área para o cultivo precisa ter uma logística para colheita dos híbridos e também a funcionalidade para levar a silagem até o silo o mais rápido possível para compactá-la.

Verifique esses e os demais fatores que podem contribuir para o planejamento de sua lavoura de silagem.

Saiba também como revender plantas ornamentais.

plantar milho para silagem

Sementes de milho para silo com vigor híbrido

A semente milho para silagem precisa ser certificada e com alta qualidade, ser macia, com híbridos de grãos dentados, ou seja, ao ser misturada com amido descompactado, a silagem precisa ser de fácil digestão pelo animal.

As plantas precisam ter uma boa relação com o colmo das folhas de grãos (palha do milho), serem resistentes a quebrantamento e acamamento.

É importante escolher grãos híbridos resistentes às doenças e contaminações que acontecem em determinadas regiões.

Clima

Para o plantio da silagem de milho escolha uma estação em que ocorrem mais chuvas, como por exemplo, para as regiões sudeste, centro-oeste e sul na segunda quinzena de setembro a primeira quinzena de novembro, segundo orientações da Embrapa.

Por hectares

Para a produção de milho para silagem você precisa pensar na densidade do plantio, isto é, a quantidade de plantas de acordo com os hectares do local. Uma dica é somar para 1 hectare 50 a 60 mil plantas.

Adubação

Se você quer obter um melhor milho para silagem invista em adubação, principalmente os fertilizantes a base de potássio e nitrogênio; formulações concentradas em fósforo e potássio.

Quantos dias para cortar o milho?

Após o plantio da silagem de milho, a planta precisa se desenvolver e quando chega o período de floração, será necessário esperar de 30 a 45 dias para atingir sua maturação fisiológica, em alguns casos, com 60% de umidade dos grãos.

O processo de corte da espiga precisa ser rápido, assim como o transporte das plantas até o silo para compactação e processamento da silagem.

Como fazer silagem de milho?

Após a colheita do milho para silagem ele é conduzido para picagem do material em pequenas partículas, depois é levada para o processo de enchimento e compactação.

A compactação é realizada com auxílio de um trator, onde ocorre a mistura da silagem e posteriormente a fermentação.

Essas foram as informações de como plantar milho para silagem. Veja também nosso artigo sobre como sembrar café.