Curso prepara jovens aprendizes para atuar na área de tecnologia em finanças

Quer ser um jovem aprendiz 2021? Não há dúvidas de que você pode conseguir excelentes oportunidades dentro do setor de tecnologia em finanças, já que há cursos sendo oferecidos para estudantes contribuírem nessa área.

Há alta necessidade de profissionais dentro do mercado de tecnologia para o setor financeiro, sendo assim, a Comissão de Valores Mobiliários (CMV) teve a iniciativa de conseguir trabalhadores para atuar nessa área.

O CVM, se uniu com o Banco Mundial e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para que o programa de capacitação fosse desenvolvido.

Desta maneira, o programa deve abranger diversos assunto, até mesmo conhecimento sobre blockchain.

O objetivo é que esse programa seja responsável pela formação do Jovem Aprendiz em todas as regiões do Brasil.

Quer entender mais sobre esse assunto, certo? Continue acompanhando esse artigo com bastante atenção.

Boa leitura!

Curso de tecnologia em finanças para o Jovem Aprendiz

Inicialmente, esse curso foi fornecido para diversos jovens moradores da Vila Olímpica da Pavuna, como um piloto daquilo que pretende-se aplicar em todo território nacional.

O curso aplicado na zona norte do Rio de Janeiro foi oferecido em duas alternativas, a primeira focada em educação financeira e empreendedorismo, já a outra opção foi ofertada para quem desejava aprender programação e blockchain.

Alguns alunos desse curso piloto, que concluíram as aulas, conseguiram até mesmo ser contratado.

Há estudantes que foram contratados como Jovem Aprendiz e que possuem o desejo de serem efetivados dentro de empresas, tudo isso se deu devido ao conhecimento que foi ensinado pelo curso.

Para ler depois: Vagas Abertas para o Programa Aprendiz Avon-Natura 2021

O que é blockchain? Entenda!

Como já mencionando previamente, blockchain é um conceito ensinado no curso oferecido pelo CVM, mas você sabe o que significa esse termo?

Em linhas gerais, o blockchain é um tipo de sistema que possibilita o rastreamento de envio e de recebimento de algumas categorias de informações via internet.

Podem ser classificados como pedaços de códigos que acabam sendo gerados de forma online e que carregam várias informações que se conectam.

Como se fossem blocos de dados que acabam formando uma corrente, justamente essa ideia que deu esse nome.

É esse tipo de sistema que permite que haja funcionamento e transação das famosas criptomoedas.

Os estudantes que fizeram parte do curso piloto acabaram conhecendo bastante sobre esse conceito e sobre tecnologia também, já que é uma grande demanda do setor de finanças.

O que faz quem trabalha com tecnologia em finanças? Descubra!

Dentro da área de finanças a concorrência está cada vez maior, diariamente essa competição ganha mais força.

O que conta como diferença dentro desse setor são as habilidades que acabam sendo desenvolvidas nas empresas, assim como também no controle financeiro.

Quem opera como Técnico em Finanças será responsável por diversas atividades, como:

1. Monitorar e executar diversos serviços financeiros em sistema de tesouraria;
  2. Acompanhar saúde financeira da empresa;
  3. Receber e pagar contas;
  4. Dar apoio no processo de proposição e de análise para conseguir melhorar a operação das organizações;
  5. Habilitar assistência para planos de finanças.

Esse tipo de formação pode ser proporcionado tanto em organizações públicas, assim como também em instituições privadas.

O profissional acaba conseguindo trabalho efetivo ou apenas como prestador de serviços.

É um curso perfeito para os estudantes que cursam ou que já tenha terminado o ensino médio, na maioria das vezes, a idade exigida é de 16 anos.

O Senac oferece o curso?

Sim, além de proporcionar ótimos profissionais para dar as aulas do curso, o Senac também dá o certificado em Técnico em Finanças que possui validade em todas as regiões do Brasil.

Esse curso é fundamental para aqueles que estão procurando por competência necessárias para operar no âmbito econômico e também financeiro de qualquer empresa.

De onde veio a ideia do curso?

O CVM desenvolveu o curso após ser procurado pelo Banco Mundial que necessitava de avaliação de impacto dentro do país.

No princípio a ideia era que houvesse foco em educação financeira, contudo, pareceu ser mais interessante proporcionar outras diferenças na vida do aprendiz.

Logo, veio a ideia de aulas não só de programação, mas também de blockchain.

Desta maneira, agregando muito mais valor na vida do Jovem Aprendiz.

Gostou do artigo? Então fique atento as nossas postagens e acompanhe novas oportunidades de aprendizagem!