Vendas diretas crescem 9% durante a pandemia, através dos canais digitais
Depois de um ano atípico de 2020, segundo levantamento da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD) as vendas diretas cresceram 9% durante a pandemia do corona vírus, além de um aumento de 11% de empreendedores individuais durante os meses de janeiro a outubro do mesmo ano.
A grande responsável por injetar esse aumento significativo é a transformação digital, através das ferramentas criadas para os revendedores realizarem suas atividades durante a pandemia. Exemplos de atividades como divulgação de catálogos digitais e um contato mais próximo com os clientes se deu a partir dos canais digitais, disponibilizados pelas empresas, resultando em um cenário positivo para o setor.
Sendo assim, mesmo com a “pausa no abraço, mas não no amor” (tema da campanha do Grupo O Boticário durante a pandemia), atitudes como estas foram incentivadora para os revendedores continuarem suas atividades de forma online, apostando nos canais digitais das empresas.
Conhecido também como Social Selling, o conceito abrange as tendências das relações em geral, como no caso das demandas trazidas pelo isolamento social, como divulgação, compra e venda dos produtos de forma online, onde o relacionamento acontece pelas redes sociais, mensagens de WhatsApp e termina na entrega dos produtos na casa do cliente.
Principais canais digitais para revendedores de vendas diretas
Com alta procura por uma renda extra e os efeitos causados pelo novo coronavírus, muitas pessoas começaram a empreender nas vendas porta a porta (Venda Direta), a ABEVD apresentou que só no mês de julho o número de revendedores cadastrados subiu para 21% comparado a julho de 2019.
A partir disso, empresas do segmento de vendas diretas começaram a investir em inovação para expandir e atender o mercado, criando ferramentas digitais que acompanham o solo fértil que se mostrou o excepcional ano de 2020.
Uma pesquisa também produzida pela ADEVD, destaca que grande parte dos usuários seja de revendedores ou clientes utilizam o WhatsApp para vender e comprar, otimizando o contato para informações sobre produtos, serviços e resultados de compras e vendas.
Além disso, as grandes marcas de venda direta apostam em otimização dos processos nas plataformas dos revendedores, apostando em encontros online através das lives, salas online de reuniões, vídeos de conteúdo exclusivo para revendedores, treinamentos online, materiais digitais para comunicação e atendimento personalizado.
De acordo com a ADEVB, a digitalização do setor foi um divisor de águas, fazendo com que neste ano de 2021 esse movimento se intensifique, abrindo espaço para novos cadastro de revendedores e oportunidades de empreender e ter sucesso neste ano que só está começando.