Natura &Co (Dona de Natura e Avon) é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo
Se a sustentabilidade está em alta hoje em dia, é porque há motivos para isso. Afinal, o nosso planeta pede socorro e, quanto antes agirmos, maiores serão as chances de recuperarmos a nossa casa, para que continuemos a ter qualidade de vida e bem-estar.
Só que para que tudo isso dê certo, é preciso que haja incentivos de diversos setores das esferas públicas e privadas, como a premiação que a Corporate Knights faz todo ano, elegendo as empresas mais sustentáveis do mundo. Neste ano, a Natura &Co, empresa que é dona da Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, ficou na 40ª posição entre as 8.080 empresas avaliadas, dentro da categoria de Empresas de Cuidados Pessoais.
O Ranking Global 100, como é chamado o evento elaborado pela Corporate Knights, visa premiar as empresas que mais contribuem para processos de emissão zero de carbono na atmosfera. E curiosamente, esta é a primeira vez que um grupo de empresas é premiado.
O resultado da listagem ocorreu na tarde de segunda-feira, dia 25 de Janeiro de 2021. Na ocasião, havia uma mesa redonda que debatia a evolução para uma economia sem emissões de carbono. Estavam na mesa CEOs de várias companhias, inclusive o presidente-executivo e principal executivo da Natura &Co, Roberto Marques.
A pesquisa mostrou, ainda, que as empresas do Global 100, tiveram um retorno de investimento de 263% nos últimos 15 anos, o que é bem acima de diversos outros índices de mercado. Logo, as empresas sustentáveis acabam sendo mais longevas, pois têm um desempenho financeiro muito superior.
Como é feito o Global 100
De maneira geral, a escolha das melhores empresas dentro de suas categorias é feita através de dados públicos. São analisados até 24 indicadores de performance que são baseados em: receitas, diversidade de gênero na gestão, emissão de carbono, consumo de água, salários, segurança para os trabalhadores e diversos outros.
Além disso, há novos indicadores nesta última edição, que levam em consideração diversas questões sociais, como: licença médica remunerada, diversidade racial de executivos e conselheiros, investimentos sustentáveis.
Para contribuir com as questões sustentáveis do planeta, a Natura &Co lançou o documento “Compromisso com a Vida”, que é uma espécie de plano de negócios e de sustentabilidade para 2030. Os principais tópicos deste documento, são: proteção à Amazônia, proteção dos direitos humanos, incentivo a economias circulares, combate à crise climática, zerar emissões líquidas de carbono, acabar com o desmatamento da Floresta Amazônica até 2025, entre outros.